Bons salários e estabilidade fazem crescer 50% número de concurseiros

No inicio do ano, com o fim da CPMF e consequentemente com a diminuição de vagas nos concursos públicos, os proprietários dos cursinhos preparatórios temiam com a redução da demanda de alunos para 2008. Mas, apenas no começo do ano, com as 60 mil vagas disponibilizadas pelo governo, as inscrições dos interessados em ingressar no serviço público cresceram 40% nos cursinhos brasilienses.

Pelo anúncio da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, de que até 2015 85% do total do quadro de funcionários públicos deveremos ser substituídos, o mercado dos cursinhos caminhará em uma linha crescente nos próximos sete anos. E a capital federal é hoje conhecida como o paraíso dos concurseiros. Em número de oportunidades, perde apenas para o Rio de Janeiro, que oferece mais vagas e provas. Porém, no quesito excelência, Brasília vence disparado. Tanto que, segundo os proprietários dos cursinhos, cerca de 44% dos estudantes dos preparatórios no DF, hoje, são de outros estados.

O “boom” nos cursinhos logo no início foi grande. Muitos concursos foram anunciados e estão em andamento. "A verba para essas seleções já estava definida no fim do ano passado. Para não perdê-la, o Governo decidiu antecipar muitas provas. Ainda há uma grande leva delas por vir. Mas o início de 2008 foi excelente para o setor", considera José Pimentel, um dos pioneiros no ramo dos cursinhos.

Vagas à vista - O Ministério do Planejamento anunciou um montante de R$ 3,5 bilhões para a substituição dos terceirizados e comissionados. Os campos são variados. Apenas para 2008, estão previstas novas provas do INSS, STJ, STF, Senado, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, entre outros, além dos estaduais como Polícia Militar e Civil, Detran, e municipais. Todos para repor vagas, substituir funcionários afastados, aposentados e os que não entraram via concurso.

Em Brasília encontram-se as editoras e professores que colaboram em apostilas fornecidas para todo o país. Com o mercado com cada vez mais concorrente, os proprietários do ramo decidiram incrementar os preparatórios. Os investimentos nos maiores cursinhos da cidade superam a ordem de R$ 6 milhões, cada, em treinamento de pessoal, infra-estrutura e tecnologia.

Brasília em Tempo Real