Assembleia do Fonacate debate Campanha Salarial, Mandato Classista e 4ª Conferência Nacional

Fórum reúne entidades representativas de carreiras típicas de Estado. Foto: Filipe Calmon / ANESP

Fórum reúne entidades representativas de carreiras típicas de Estado. Foto: Filipe Calmon / ANESP

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) debateu, em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na última terça-feira (14), o andamento das negociações no âmbito da Campanha Salarial 2015, da liberação para desempenho de mandato classista sem ônus para as entidades de classe e a organização da 4ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado. O Diretor de Assuntos Jurídicos da ANESP, Alex Canuto, representou os EPPGGs no encontro.

“As entidades continuam a se articular para que sejam viabilizadas mesas setoriais onde carreiras similares negociem em conjunto. As primeiras reuniões com o governo deverão ocorrer no início de maio. Tivemos uma sinalização negativa do governo quanto ao índice de 27%, mas não houve contraproposta. Precisamos sair do zero. Vamos insistir e cobrar”, assegura Alex Canuto.

A 4ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado será realizada nos dias 16 e 17 de junho, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), com o tema “Agenda de desenvolvimento e qualidade do serviço público”. As inscrições são gratuitas, estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui.

A liberação de representante de entidade de classe de servidor público com ônus para administração pública é um pleito que tem recebido sinalização positiva por parte dos interlocutores do governo. A expectativa do Fórum é de que a promessa de regulamentação do tema ainda este seja cumprida.

Reunião do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro. Foto: Samuel Oliveira / Sinal

Reunião do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro. Foto: Samuel Oliveira / Sinal

Ciclo de Gestão & Núcleo Financeiro
Antes do encontro no Fonacate, em reunião preparatória pela manhã, entidades que fazem parte do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro do Governo Federal se reuniram, na sede do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

Participaram da reunião do CG&NF representantes das seguintes entidades:

ANESP - Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental
AACE - Associação dos Analistas de Comércio Exterior
ASSECOR - Associação dos Servidores da Carreira do Planejamento e Orçamento
AFIPEA - Associação dos Funcionários do IPEA
Unacon Sindical - Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
SindiCVM - Sindicato Nacional dos Servidores da CVM
SINAL - Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central