ANESP participa de encontro nacional dos estudantes de Administração Pública

Além de integrar o debate sobre participação democrática e descentralização como ferramentas de gestão, Associação aproveitou o evento para divulgar a carreira e fortalecer contatos com governos estaduais e com o meio acadêmico

A ANESP foi uma das instituições participantes do 9º Encontro Nacional dos Estudantes de Administração Pública (Eneap), no início deste mês, em Balneário Camboriú (SC). O evento reuniu estudantes, profissionais e especialistas na área em questão para debater a participação popular e os novos arranjos institucionais.

Representada pelo diretor João Guilherme Granja, a ANESP participou da mesa que abordou a descentralização e a participação democrática como instrumentos de gestão. O diretor-geral da Secretaria de Planejamento do Estado de Santa Catarina, Túlio Tavares, iniciou a discussão apresentando aos participantes as experiências implementadas pelo governo estadual para trazer aos gestores regionais resultados positivos para a condução e a implementação de políticas públicas com a participação de diversos setores da sociedade. João Guilherme elogiou o caso de Santa Catarina e aproveitou para refletir sobre a importância desse tipo de troca de experiências entre as diversas esferas de governo. Para ele, essas ações são fundamentais para que gestores municipais, estaduais e federais conheçam novos paradigmas de gestão e utilizem-nos em seu trabalho, vizando ampliar os benefícios gerados para a sociedade brasileira.

A ANESP ainda aproveitou a ocasião para fortalecer contatos com integrantes de governos e da academia. É o caso, por exemplo, dos gestores governamentais de SC, que estão criando uma carreira semelhante à de EPPGG e já manifestaram interesse de contar com o apoio da Associação nesta tarefa, e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que convidou a Associação a participar da 14ª Semana de Administração Pública promovida pela instituição. O encontro terá como foco os desafios e oportunidades para os administradores públicos na próxima década.

O Eneap ocorreu entre os dias 05 e 08 de agosto e contou com a participação de aproximadamente 800 estudantes e acadêmicos vindos de 14 instituições de ensino brasileiras que possuem cursos na área de Administração Pública ou correlata.

O folder explicativo sobre a carreira de EPPGG foi um dos materiais distribuídos na pasta oficial do evento.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP