Distribuição da renda do petróleo e do gás será tema de debate na próxima semana

Proposta é a de identificar demandas provenientes da nova realidade energética brasileira, especialmente após o pré-sal. Encontro acontece no Rio de Janeiro

Na próxima semana, o petróleo e o gás estarão em foco no Rio de Janeiro. Nos dias 14 e 15 de outubro, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República realiza na cidade um colóquio para debater os impactos que a distribuição federativa da renda petrolífera pode causar no desenvolvimento do País.

As apresentações serão divididas em três eixos temáticos: Matriz energética sustentável; Distribuição federativa da renda petrolífera com foco na busca pela equidade; e Impacto dos grandes investimentos sobre o desenvolvimento local/regional. Ao todo, as mesas redondas terão 28 especialistas brasileiros e estrangeiros, representantes de governos, de entidades sem fins lucrativos, da sociedade civil e da academia. Três desses debatedores falarão sobre as experiências vividas por seus países - Argentina, Canadá e México. Com esse conjunto, os organizadores esperam identificar demandas relativas à nova realidade energética brasileira, especialmente após a descoberta do pré-sal.

Realizado no Palácio do Itamaraty, o colóquio é destinado aos gestores públicos das três esferas governamentais, acadêmicos e especialistas. As inscrições podem ser feitas, até 07 de outubro, pelo e-mail portalfederativo@planalto.gov.br. É preciso ficar atento para enviar a mensagem eletrônica de forma correta. No campo Assunto o participante deve indicar seu nome e o evento, separado por uma barra (Nome completo/Colóquio Federativo). Já o corpo do e-mail deve trazer o nome completo do interessado, a instituição que representa, o cargo que ocupa e um telefone de contato. Como o número de vagas é limitado, os interessados deverão aguardar um e-mail de resposta confirmando a efetivação da inscrição.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP