Fórum Brasil-França começa segunda-feira na ENAP

A partir da próxima segunda-feira (14), a Escola Nacional de Administração Pública, em parceria com a Ecole Nationale D´Administration (ENA), promove o Fórum Brasil-França “Profissionalização e consolidação do serviço público no contexto de reforma das políticas públicas”. Na oportunidade, a ENAP receberá dirigentes de escolas de governo e autoridades governamentais do Brasil, da França e de países latino-americanos (México, República Dominicana, Panamá e Uruguai).

O objetivo do Fórum é promover um espaço de aprendizagem e de troca de experiências, cujo foco será a construção de uma função pública qualificada e permanente como fator essencial para a consolidação de Estados democráticos voltados à promoção da igualdade e da justiça social. O evento pretende ainda contribuir para o fortalecimento institucional das escolas participantes e de políticas que favoreçam o desenvolvimento do trabalho em rede, bem como a cooperação e o intercâmbio das instituições brasileiras, francesas e latino-americanas.

Com encerramento marcado para a quarta-feira (16), o Fórum integra a agenda de atividades do governo federal em comemoração ao “Ano da França no Brasil” e celebra os 12 anos de parceria entre ENAP e ENA.

Programação

A cerimônia de abertura, dia 14, às 17h, será conduzida pela presidente da ENAP, Helena Kerr do Amaral, e pelo diretor da ENA, Bernard Boucault. Após a solenidade, o conselheiro de Estado da França Jacky Richard ministrará a conferência inaugural do Fórum.

Os temas “democratização do serviço público”, “coordenação de políticas públicas” e “profissionalização da formação” serão explorados, durante o evento, por meio de debates e conferências com especialistas e autoridades dos governos brasileiro e francês. Estão confirmadas as presenças do ministro da Educação, Fernando Haddad, do prefeito da região Alsácia, Jean-Marc Rebière, da subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior, e da diretora de Formação da ENA, Françoise Camet.

Fonte
Enap - 9 de setembro de 2009