ANESP e ENA conversam sobre parceria

Em encontro realizado na sede da Associação, representantes das duas entidades debateram a possibilidade de parceria entre as carreiras de gestores dos dois países. Acordo prevê, entre outros pontos, apoio ao Centro de Estudos e Pesquisas da ANESP e tradução de artigos para publicação na Respvblica e em revistas francesas

A ANESP e a Ecole Nationale d'Administration (ENA) deram mais um passo para aproximar as carreiras de gestores do Brasil e da França. Na tarde de hoje (17), representantes das duas entidades, se reuniram na sede da ANESP para debater uma possível parceria entre as instituições.

Um dos objetivos da ação é o de fortalecer o Centro de Estudos e Pesquisas que a Associação criará neste ano, fazendo com que ele surja já com a chancela de uma entidade de renome internacional. Apresentado na reunião pelo presidente da ANESP, Roberto Pojo, o Centro foi alvo de elogios por parte do diretor-adjunto de Formação da ENA, Thierry Rambaud, que salientou o crescente interesse dosAdministrateurs Civils (ACs) - carreira de gestores da França - nos assuntos ligados à Administração Pública brasileira.

A parceria, porém, não traria benefícios apenas às atividades desenvolvidas no Centro de Estudos. A diretoria da Associação quer possibilitar o acesso à base de dados e documentos da ENA, o que poderá dar aos associados informações relevantes para pesquisas e para o exercício profissional.  Também há a intenção de realizar a troca de artigos e de publicações feitas por membros das duas carreiras. Há, ainda, o interesse em possibilitar o intercâmbio profissional e acadêmico entre EPPGGs e ACs. Entretanto, tal ação depende também do envolvimento de entidades governamentais dos dois países.

O diretor-adjunto fez questão de ressaltar os esforços da ANESP em divulgar a carreira, principalmente para públicos estrangeiros. No encontro, foi entregue um folder explicativo em francês sobre os EPPGGs. Um próximo passo para possibilitar maior integração com a ENA, é a tradução do site da ANESP para a mesma língua. Rambaud afirmou que essas ações são importantes para facilitar a parceria entre as duas entidades e que a Escola está à disposição para avançar com esse assunto.

Clique aqui para fazer download do folder em francês

Além da presença do presidente da ANESP e do diretor-adjunto da ENA, a reunião contou com a participação dos diretores de Estudos e Pesquisas e de Comunicação da Associação, Jean Paraizo e Trajano Quinhões, e de representantes da embaixada francesa.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP