Assembleia referenda decisão da diretoria da ANESP com a Festa Novos Calangos e é contrária ao parecer do Conselho de Ética

Associados debateram documento e se mostraram desfavoráveis às punições e recomendações apresentadas.

O Conselho de Ética (CE) apresentou nesta segunda-feira (13) seu parecer conclusivo sobre a Festa Novos Calangos, durante Assembleia Geral realizada no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Das quatro recomendações e/ou sanções propostas pelo CE, os associados votaram contrários a três e desfavoravelmente quanto à pertinência de deliberação sobre a que recomendava o envolvimento do Conselho Fiscal na análise dos documentos da festa, uma vez que tal documentação já estava disponível.

O membro do Conselho de Ética, Daniel Avelino, leu o parecer conclusivo, seguido da apresentação de defesa pela diretoria da ANESP. Após debate com os associados foi feita a votação dos itens do parecer (veja resultado numérico mais abaixo).

Uma das recomendações do Conselho foi que a diretoria tivesse um prazo para a apresentação de uma proposta de Código de Ética para a ANESP. Mesmo os associados votando contra este ponto, os diretores argumentaram sobre a importância de um código e sugeriram a criação de uma comissão, nos próximos 15 dias, para a elaboração de uma proposta, sob a liderança do Conselho de Ética.

A ANESP disponibiliza abaixo para download tanto o parecer conclusivo do Conselho de Ética quanto a defesa apresentada pela diretoria durante a Assembleia Geral.

Resultado da votação do parecer conclusivo:

Item 1: Aplicação da penalidade a todos os diretores, na forma de advertência formal, pela não publicação das atas de reunião de diretoria no site da ANESP:
Votos a favor: 07
Votos contra: 32 
Abstenções: 03

Item 2: Aplicação de penalidade, na forma de suspensão do diretor sociocultural Geraldo Horta por 15 dias, devido a conflito de interesse com a banda Sacassaia:
Votos a favor: 05
Votos contra: 34
Abstenções: 03

Item 3: Recomendação de encaminhamento dos documentos relativos à festa para o Conselho Fiscal a fim de que apure os valores pagos à banda Sacassaia e avaliação de eventuais responsabilidades acessórias:
A diretoria já encaminhou toda a documentação para o Conselho Fiscal, portanto, a recomendação perdeu efeito e não foi preciso realizar votação deste item.

Item 4: Recomendação para a diretoria apresentar, com prazo, proposta de Código de Ética:
Votos a favor: 05
Votos contra: 24
Abstenções: 04

Fonte
Assessoria de Comunicação da ANESP