Carreiras de gestor governamental federal e dos estados serão analisadas em pesquisa

Estudo é promovido com o objetivo de comparar de forma mais aprofundada as carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental existentes no Brasil. Gestores, incluindo os federais, podem colaborar por meio de questionário online

Gestores governamentais atuantes em diferentes esferas de governo estão se preocupando cada vez mais em conhecer as carreiras de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental espalhadas pelo Brasil. A nova movimentação promovida é um estudo, realizado por três EPPGGs do estado de São Paulo, comparando as carreiras estaduais e a federal.

Os pesquisadores querem obter dados genéricos e específicos sobre a atuação dos gestores brasileiros. Para tanto, além de um formulário com perguntas gerais – que no caso dos EPPGGs federais será preenchido pela ANESP – os gestores estão sendo convidados a responder um pequeno questionário que aborda, entre outros pontos, o tempo de atuação na carreira, a área de formação e a natureza das atividades desempenhadas no serviço público. Com os dados em mãos, os pesquisadores farão análises qualitativas e quantitativas para chegar a conclusões sobre o espaço ocupado pelos gestores no funcionalismo.

As informações repassadas serão mantidas em absoluto sigilo e os resultados finais deverão ser apresentados em Congressos da área. O acesso ao formulário pode ser feito até o dia 20 de julho neste link.

Esse é o segundo estudo desse tipo que é produzido. Entretanto, o primeiro, por ter uma limitação de tempo para finalização, comparou as carreiras apenas em pontos específicos, como ocupação de cargos comissionados, formação para a atividade de gestor e tempo de existência.

O estudo em produção está sob responsabilidade dos gestores Fabio Klein, Fernando Galvão e Heverton de Oliveira. Para obter mais informações entre em contato pelo e-mail pesquisaeppgg@gmail.com.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP