Quase metade dos EPPGGs são Mestres ou Doutores

Levantamento feito pela ANESP aponta que 44% dos associados concluíram cursos de mestrado ou doutorado em diferentes áreas do conhecimento. Temáticas mais procuradas são Economia, Administração Pública, Sociologia e Ciência Política

Quase metade da carreira de EPPGG do governo federal é formada por Mestres ou Doutores. No total, 34% dos gestores concluíram ao menos o curso de mestrado e 10%, o de doutorado. O levantamento tem como base as informações disponibilizadas pelos associados à ANESP no banco de dados da Associação, o que representa 85% da carreira.

De acordo com os números, a área de concentração preferida pelos EPPGGs ao procurar um mestrado ou doutorado é a de Economia. Cerca de 22,5% dos Mestres cursaram programas de pós sobre o tema. Já em relação aos Doutores, foram aproximadamente 15%. Outras temáticas populares são Administração Pública (18,5% dos mestrados e 14% dos doutorados), Sociologia (14% dos doutorados) e Ciência Política (9,4% dos mestrados).

A boa formação dos EPPGGs também se expressa na quantidade que possui ao menos uma especialização. Aproximadamente 30% terminou curso de pós-graduação lato sensu sobre temas relacionados, entre outras, às áreas de Administração/Negócios, Gestão Pública e Direito.

Diversidade de formações
O levantamento feito pela ANESP também comprova uma das principais características da carreira: a diversidade de formações. A base de dados da Associação possui gestores formados em quase 40 graduações diferentes.

Seguindo a tendência apresentada no caso do doutorado e mestrado, a maior parte dos associados são formados em Economia. Direito, Relações Internacionais e Administração são outros três cursos com grande número de gestores governamentais.

Abaixo, confira o ranking referente à formação dos EPPGGs filiados à ANESP:

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP