Enap publica volume 62, nº 2, da Revista do Serviço Público

Matéria do site da Escola fala sobre os temas abordados nos artigos veiculados na publicação. Alguns dos pontos explorados são os programas de transferência de renda, o papel do Poder Judiciário na proposição de políticas públicas e a gestão do conhecimento no setor público

A ENAP publicou o volume 62, nº 2, da Revista do Serviço Público, reunindo temas ricos e importantes para o debate da gestão pública brasileira, auxiliando pesquisadores, servidores públicos e interessados a trilharem novos caminhos no enfrentamento de problemas cada vez mais complexos.

Um dos artigos da edição retrata, de forma comparada, programas de transferência condicionada de renda de quatro países de América Latina: Brasil, México, Chile e Colômbia, descrevendo aspectos basilares desses programas. A ênfase do texto consistiu em mapear, de forma objetiva, pontos comuns e distintos de cada modelo, desde a concepção da política pública – critérios de inclusão, seleção e efetivo recebimento do benefício – até o acompanhamento das condicionalidades, permanência das famílias e dos resultados obtidos. Ressaltando que os bons resultados alcançados, em cada caso, têm sido fruto de modelos sofisticados de implementação, com base na gestão compartilhada.

O volume inclui ainda textos sobre o papel do poder Judiciário na proposição de políticas públicas; sobre a gestão do conhecimento no setor público utilizando o método OKA; acerca da noção de competência na gestão de pessoas, tendo em vista o setor público; e, também, estudo sobre a descentralização da gestão ambiental, a partir da análise do processo de criação de organizações municipais de meio ambiente no sul catarinense.

A RSP Revisitada fecha a publicação, abordando os quadros do funcionalismo e distintos aspectos de sua relação com o Estado, especialmente o instituto da estabilidade e do tempo de serviço. A seção encerra com reflexões sobre a Administração Democrática e seu papel na vida moderna.

Fonte
Enap – 11 de novembro de 2011