Eleições ANESP/ANESP Sindical - Definidos prazo para inscrição de chapas e data do pleito

Foto: Tim Franklin Photography

Foto: Tim Franklin Photography

Está aberto, de 5 a 12 de novembro, o período de inscrição de chapas e candidatos para Diretoria e Conselhos Fiscal e de Ética da ANESP e da ANESP Sindical. A eleição online ocorrerá em 27 de novembro, das 8h às 19h. As regras foram estipuladas pela Comissão Eleitoral e fará parte do Edital de Eleição a ser publicado nos próximos dias.

Para se candidatar e participar do pleito é preciso ser filiado à ANESP e estar em dia com as obrigações associativas. Serão consideradas regulares para todos os fins as filiações feitas até 12 de novembro. Débitos na mensalidade devem ser regularizados até o dia 23 de novembro. A inscrição é feita através de ficha específica (clique aqui), que deve ser entregue na sede da ANESP. A Associação funciona das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, no Setor Bancário Norte, Quadra 02, Edifício Via Capital, Salas 309/310.

Acesse aqui as fichas de inscrição

Assim como em outros anos, a eleição será para ANESP e ANESP Sindical. Apesar de terem a mesma estrutura política e administrativa - com exceção do cargo de suplente da Diretoria, que não existe no Sindicato -, os processos ocorrem em duplicidade. Os candidatos para Diretoria e Conselhos de uma devem necessariamente concorrer para os mesmos cargos na outra. Também é importante lembrar que, como os processos eleitorais ocorrem paralelamente, cada chapa e candidato deve preencher duas fichas de inscrição, sendo uma para a Associação e outra para o Sindicato.

Assim como na eleição de 2013, serão aceitos formulários encaminhados por meio eletrônico (secretaria@anesp.org.br) ou fac-símile até o prazo final de inscrição, desde que a documentação original seja encaminhada em cinco dias corridos a partir da data da recepção do material.

A Diretoria é composta por pelo menos dez e no máximo 12 membros e é eleita pelo sistema de chapas. Compõem a Diretoria: Presidente, Vice-presidente, Diretor de Assuntos Profissionais, Diretor Administrativo-Financeiro, Diretor de Assuntos Jurídicos, Diretor de Comunicação e Divulgação, Diretor de Assuntos Parlamentares e Articulação Institucional, Diretor Sócio-Cultural, Diretor de Estudos e Pesquisas. Ainda podem ser incluídos na chapa mais dois Diretores Suplentes. Com concorrência individual, o Conselho Fiscal é composto por três membros titulares - os três mais votados - e dois suplentes - o quarto e o quinto colocados. De forma semelhante, o Conselho de Ética é formado por três membros eleitos individualmente, porém sem previsão estatutária para suplentes.