Lançado em Brasília o Congresso Brasileiro de Gestores Públicos

“Cena do Futuro” abriu, no sábado (20), a programação de pré-eventos do CBGP. Congresso acontece de 17 a 19 de outubro na capital federal

Foto: Ascom ANESP

Foto: Ascom ANESP

Gestores públicos dos governos federal e estadual se reuniram no último sábado (20), em Brasília, para o Cena do Futuro, evento de lançamento do Congresso Brasileiro de Gestores Públicos – CBGP, que acontece em outubro. No encontro, os participantes puderam compartilhar opiniões sobre os desafios enfrentados pela categoria e conhecer a metodologia que organizará as discussões dos três temas propostos para o Congresso.

Com um formato aberto e diferenciado, o Cena do Futuro priorizou a interação para gerar o levantamento conjunto de ideias sobre problemas para a carreira. De cada mesa de debate nasceram sugestões como a necessidade de se desenvolver um espírito de corpo, de aprimorar o processo de alocação, de garantir a inserção efetiva desses servidores na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e de aproximar o gestor público do cidadão.

O evento foi prestigiado por gestores públicos de carreiras estaduais do Mato Grosso, Bahia e Goiás. As gestoras do MT Gisele Gurgel, Ágape Faria e Denize Amorim gostaram bastante da experiência: “o ambiente está acolhedor e informal, sem deixar de ser, entretanto, muito bem estruturado, permitindo às pessoas expressarem com liberdade suas ideias”, afirmou Ágape.

Os EPPGGs também participaram. Foi o caso de Luiz Marcelo Videro, que considera que o momento oportuno para a carreira apresentar à sociedade o que pode ser feito para melhorar a Administração Pública, principalmente após as recentes manifestações populares: “é preciso que aproveite a oportunidade para se criar um fórum permanente de debate das políticas públicas e da carreira para esse fim”, explicou.

O diretor-presidente da ANESP, Trajano Quinhões, agradeceu a presença de todos e convidou os interessados a se inscrever para o CBGP pelo hotsite.

O Congresso Brasileiros de Gestores Públicos acontece entre 17 e 19 de outubro, no Lake Side, em Brasília. 

Debates virtuais
No evento de lançamento, o coordenador teórico-metodológico do CBGP, Augusto de Franco, apresentou o ambiente em que ocorrerá a discussão virtual sobre os três temas centrais do Congresso: “Recrutamento, seleção e formação de executivos públicos de carreira”, "Governança e estruturação da carreira de executivos públicos" e "Gestores públicos de carreira na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas".

De acordo com o consultor, a plataforma online Ning reúne os grupos de trabalho de forma segmentada, sendo que cada um possui perguntas-base que nortearão as interações.

Documentos considerados importantes para fundamentar as opiniões e as novidades sobre o Congresso também serão publicadas na rede.

Para participar do debate, inscreva-se no CBGP e selecione o tema com o qual você mais se identifica. Os inscritos receberão uma senha para acessar a plataforma Ning.

Fonte
Assessoria de comunicação CBGP