Enap publica terceiro número da RSP do ano
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) acaba de publicar a versão eletrônica do terceiro número da Revista do Serviço Público (RSP) deste ano, o volume 65, nº 3. O número reúne artigos que tratam de temas relacionados à governabilidade e o papel das instâncias participativas; indicadores de ciência, tecnologia e inovação; comunidades virtuais e educação corporativa; relação entre custos e desempenho de unidades escolares; e a atuação dos comitês de governança de tecnologia da informação.
O artigo de abertura discute a ideia de governabilidade e o papel das instâncias participativas – Quando o Conselho de Política Pública é um espaço para a governabilidade? Gestão administrativa e apoio político a partir do espaço do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Segundo o estudo, os atores que compõem o conselho conseguem conciliar propostas para a gestão administrativa, mas principalmente fortalecem apoios políticos para essas propostas.
Análise dos indicadores de ciência, tecnologia e inovação no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é o segundo artigo da Revista. Foram levantados indicadores encontrados principalmente nos relatórios de gestão da Fiocruz, confrontando-os com o modelo conceitual. Os autores sugeriram novos indicadores visando a cobrir as lacunas encontradas e a alinhar o modelo às políticas do Ministério da Saúde.
O terceiro artigo – As comunidades virtuais como instrumento de educação corporativa: estudo de caso no Tribunal de Contas da União – é decorrente da tese de doutorado da autora principal. Conforme os autores, a percepção dos participantes da pesquisa e as teorias sobre o tema evidenciam que o uso das comunidades virtuais pode representar um avanço importante para a educação corporativa nas organizações.
Analisar as relações entre os custos e o desempenho das escolas é o objetivo do artigo Relação entre custos, desempenho e variáveis educacionais do ensino fundamental: um estudo de caso em Ibiporã/PR. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, desenvolvida por meio de estudo de caso. Entre os achados, os autores apontaram a correlação negativa entre custo social (merenda e transporte) e experiência média dos professores. Essa correlação negativa demonstra que, para o universo pesquisado, quanto maior o custo social da escola, menos professores experientes há nela.
Comitês de governança de tecnologia da informação na administração pública federal brasileira: fatores críticos de sucesso é o quinto artigo. O trabalho identificou, avaliou e classificou os fatores críticos de sucesso (FCS) para a atuação dos comitês de governança de tecnologia da informação (GTI) na administração pública federal em dois níveis: estratégico e diretivo. Como resultado, obteve-se uma lista ordenada por importância relativa de dez FCS para os Comitês Estratégicos de GTI e doze FCS para os Comitês Diretivos de GTI na administração pública federal.
A seção RSP Revisitada resgata texto de Carlos D. Machado, escrito há quase 70 anos, sobre o fenômeno da imigração em massa para o Brasil, formada por europeus, árabes e nipônicos. Nos dias atuais, recebemos imigrantes sobretudo de origem africana, sul-americana, chinesa, sul-coreana e da América Central. Parte dessa imigração é feita de maneira ilegal. Fugindo da pobreza ou de conflitos bélicos em seus países, muitos imigrantes apresentam mão de obra pouco qualificada, o que os torna vítimas de condições de trabalho precárias. Não obstante, o tema da imigração continua na agenda nacional, haja vista a publicação, em outubro de 2013, do Manual de Recomendações de Rotinas de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo de Imigrantes, lançado pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.
A RSP
A Revista do Serviço Público é editada pela Enap. Publica trabalhos inéditos, no Brasil, de autores nacionais e estrangeiros sobre temas relativos a Estado e sociedade, administração pública e políticas públicas. Seu primeiro número foi editado em 1937, pelo Conselho Federal do Serviço Público Civil, precursor do Departamento de Administração do Serviço Público (Dasp).
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Fonte: ENAP