Está aberto o Processo Eleitoral na ANESP

Período marca início dos debates para a composição de chapas. Atual Diretoria incentiva a participação dos associados e se compromete em formar comissão de transição

Com a escolha da Comissão Eleitoral e a publicação do Edital de Convocação para o próximo pleito, foi dada a largada para um dos períodos mais importantes no calendário da ANESP. É hora de cada associado contribuir diretamente para o fortalecimento da carreira debatendo os temas que farão parte da pauta da próxima Diretoria e ajudando a eleger os dirigentes para a gestão 2013-2015.

Nos últimos anos, a Associação, além de defender os interesses mais imediatos da carreira como o concurso, o curso de formação e o programa de mobilidade, também se articulou com as demais carreiras do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro e com o Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado para a defesa dos interesses corporativos e projetou a imagem dos EPPGGs fora do governo, no campo da gestão de políticas públicas e no debate sobre a profissionalização da gestão pública. No âmbito da projeção da carreira, na ocasião em que comemorou os 25 anos do primeiro curso de formação dos gestores, reconheceu a contribuição de vários EPPGGs à carreira e à sociedade; pela primeira vez realizou o Congresso Brasileiro de Gestores Públicos, que reuniu todas as 10 carreiras estaduais de gestores governamentais e representantes de outras carreiras de gestores no exterior; avançou na criação da Federação Nacional de Gestores Públicos; entre outras.

Reconhecendo os avanços, mas principalmente os espaços para que as fronteiras sejam ainda mais alargadas, a atual Diretoria incentiva a participação dos associados na eleição, tanto pelos debates sobre diretivas programáticas para a futura Direção quanto pela candidatura aos cargos disponíveis. Reforçar e compartilhar as posições neste período enriquece a carreira como um todo.

Considerando os relevantes debates em que a Associação está inserida e as reflexões realizadas durante o Congresso Brasileiro de Gestores Públicos a Diretoria acha importante ressaltar que a carreira ganharia muito se houvesse no pleito uma chapa de consenso. Não para que eventuais controvérsias sejam abandonadas, mas para que estejam incluídas na próxima gestão para dar continuidade ao debate até que as respostas sejam conciliadoras.

Por fim, a atual Diretoria se dispõe a compor com alguns de seus membros uma Comissão de Transição a ser criada após o pleito com o objetivo de fornecer informações sobre as principais pautas de trabalho, os atores com os quais a entidade se relaciona e os fóruns nos quais está inserida. Assim, espera-se que os novos diretores tenham um início do trabalho mais proveitoso e sejam capazes de tocar as ações de forma continuada.

O período eleitoral costumeiramente se revela rico e intenso. A atuação de cada gestor é o melhor meio para que a carreira como um todo seja representada. Elencar temas prioritários, enumerar sugestões e trocá-las entre os colegas gestores contribuirá para uma Associação mais forte e numa diretoria mais preparada para responder a contento seus associados e o interesse público em uma Administração Pública mais eficiente e profissional.

Fonte: Assessoria de Comunicação ANESP