Informativo sobre Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Gestão Pública – 10ª edição

Clipping: ENAP

No exercício de sua prerrogativa, como Escola de Governo vocacionada a prover capacitação continuada aos quadros da administração pública, a Enap oferece aos servidores públicos o Curso de Especialização em Gestão Pública, em cumprimento à sua missão de contribuir para o desenvolvimento de competências de servidores públicos, para aumento da capacidade de governo na gestão de políticas públicas.

Por meio do Curso de Especialização em Gestão Pública, a Enap busca proporcionar aos servidores públicos federais, com formações nas mais diversas áreas do conhecimento, a oportunidade de aprimorar conhecimentos de caráter interdisciplinar, com foco nas questões gerais e estruturantes do campo da gestão pública, qualificando de forma mais abrangente a sua atuação no serviço público federal. A Enap busca também contribuir para o desenvolvimento de competências próprias a profissionais capazes de assumir cargos de direção e assessoramento superior nos níveis 4 e 5, na administração pública do Poder Executivo federal.

O processo seletivo do Curso de Especialização em Gestão deve contribuir para que as turmas constituídas correspondam aos objetivos da Escola ao oferecer o Curso. Para tanto, além dos requisitos de conhecimento e comunicação e expressão escrita e oral comuns nesse nível de formação, são observados  nesse processo  requisitos de perfil profissional do candidato relacionados com a experiência profissional  na administração pública – valorizando-se a experiência na coordenação de projetos e gerenciamento de equipes – e com o seu grau de engajamento, atualização e reflexão em relação aos principais problemas que a administração pública enfrenta na gestão de políticas públicas e de organizações públicas.

A análise curricular também visará a garantir pluralidade de órgãos de origem no conjunto da turma, de forma a evitar a concentração de servidores de um mesmo órgão.

A decisão do servidor por participar do presente processo seletivo deve levar em conta as seguintes condições.

1.    São requisitos mínimos e obrigatórios para o processo seletivo do Curso de Especialização em Gestão Pública, 10ª edição, que o candidato:
    a.    seja servidor ou empregado público da administração pública do Poder Executivo federal;
    b.    tenha concluído a graduação, com diploma em curso reconhecido pelo MEC.

2.    O fato de o candidato já ter feito sua inscrição, não lhe assegura a possibilidade de participar das fases subsequentes, podendo ser desclassificado uma vez constatada a ausência de um dos dois requisitos mencionados acima.

3.    O candidato deverá apresentar comprovação das informações de currículo por ele prestadas, quando solicitado pela Enap, a qualquer momento.

4.    O Curso de Especialização em Gestão Pública, 10ª edição, é presencial e dura 18 (dezoito) meses, ficando os alunos comprometidos a comparecer integralmente às aulas, em regime definido no Regulamento do Curso.

5.    A matrícula do candidato aprovado no processo seletivo dependerá sempre da manifesta ciência e autorização do seu superior imediato a respeito das condições de participação no Curso. Caso a declaração do superior não seja apresentada junto aos documentos de matrícula, ele será desclassificado e outro candidato será convocado para ocupar a respectiva vaga. 

6.    A Enap não se responsabiliza por despesas de deslocamento e de hospedagem dos alunos durante o Curso.

O processo seletivo do Curso é constituído por prova escrita discursiva, entrevista e análise de currículo, conforme descrito abaixo:

1ª fase

Prova escrita discursiva: constituída  por três questões dissertativas de caráter geral sobre gestão pública, com a finalidade de verificar a capacidade de reflexão do candidato, seu grau de familiaridade com o tema e a coerência e correção gramatical do texto. A primeira questão vale 4 (quatro) pontos, a segunda e a terceira valem 3 (três) pontos cada. A prova vale 10 pontos.

A prova escrita discursiva é eliminatória. Serão convocados para a segunda fase (entrevista) os 150 candidatos que tiverem obtido o maior número de pontos, entre aqueles que tiverem obtido o mínimo de 6,5 pontos.

A prova será realizada no dia 05 de agosto de 2014, às 19h, na Enap. Favor apresentar-se com uma hora de antecedência ao início da prova.

2ª fase

Entrevista: entrevista coletiva com técnica sociodramática, que visa a verificar as áreas de interesse, formas de resolução de problemas e a capacidade de expressão oral de ideias e conceitos. A entrevista vale 10 pontos e é classificatória.

As entrevistas ocorrerão no período de 08 a 12 de setembro de 2014, na Enap.

3ª fase

Análise de currículo: verificação do tempo de experiência no serviço público, do tipo de funções e cargos exercidos e o nível de escolaridade para além da graduação, a partir de informações fornecidas pelo candidato em formulário preenchido pelo mesmo no momento da prova. A análise de currículo vale 10 pontos.

A pontuação final resulta da média simples dos pontos obtidos nas três fases do processo seletivo.

Uma Comissão de Seleção formada por profissionais da Enap e consultores contratados conduzirá o processo seletivo.

Serão chamados para ocupar as 40 (quarenta) vagas do Curso os candidatos que, na ordem, tiverem obtido a maior pontuação final, respeitado o critério da heterogeneidade de órgãos de origem da turma, de no máximo 04 (quatro) servidores de um mesmo órgão.

Informações sobre a realização da prova serão divulgadas até o dia 01 de agosto, no site da Enap, www.enap.gov.br.

Boa Sorte!

Fonte: ENAP