ENAP realiza curso virtual sobre Ética e Administração Pública

“Ética e Administração Pública na América Latina”. Este é o tema do curso virtual que será realizado, entre os dias 06 e 26 de maio. A iniciativa é da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), no contexto do programa acadêmico da Escola Iberoamericana de Administração e Políticas Públicas (EIAPP), vinculada ao Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento (Clad).

O curso foi elaborado em resposta aos desafios citados no Código Iberoamericano de Bom Governo, cuja adoção foi aprovada pelos países membros do Clad em junho de 2006, em Montevidéu, Uruguai, e que aborda a busca de uma ética universal sobre os princípios e valores de convivência global, bem como o respeito à diversidade cultural e social. O documento também incentiva a construção de códigos de ética sobre o exercício correto de diversas profissões, em especial aquelas ligadas às práticas de gestão pública nos países latinoamericanos.

A capacitação tem os seguintes objetivos: 

• promover a consciência ética nas práticas administrativas; 
• reforçar a importância das decisões e das ações administrativa apoiadas nos princípios éticos e morais; e
• incentivar a implementação da perspectiva ética no desenvolvimento de estruturas e processos de trabalho, na administração pública. 

O curso tem, como público-alvo, dirigentes de órgãos centrais dos países da América Latina. Nesta primeira edição, houve 34 inscritos, sendo 32 estrangeiros e dois brasileiros. Ao final, será emitido um certificado digital para os participantes que cumprirem os objetivos da capacitação e as respectivas atividades de avaliação. 

A ENAP tem assento no Conselho Acadêmico Assessor, que é responsável pela elaboração do programa acadêmico bianual da EIAPP. Este programa é posteriormente referendado pela Conferência Iberoamericana de Ministros e Ministras de Administração Pública e Reforma do Estado, tornando sua implementação um compromisso dos governos nacionais envolvidos. A ENAP desenvolveu e coordena o curso “Ética e Administração Pública na América Latina”. A expectativa é que, ainda este ano, seja realizada uma segunda edição da capacitação.

Outras informações
Assessoria de Cooperação Internacional
Fone: 55 (61) 2020-3079

Fonte: ENAP