Nova edição da Revista ResPvblica é lançada na ENAP

Lançamento da revista volta a ser ponto de encontro e de troca de ideias entre os EPPGGs 

João Aurélio e Paulo Carvalho (E) conduziram o debate profundo em conteúdo de forma leve e descontraída. Foto: Filipe Calmon / ANESP

João Aurélio e Paulo Carvalho (E) conduziram o debate profundo em conteúdo de forma leve e descontraída. Foto: Filipe Calmon / ANESP

A Revista ResPvblica Vol 13 n 1 do primeiro semestre de 2014 foi lançada nesta quinta-feira na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O evento teve início do Auditório Belmiro Siqueira com a exposição dos trabalhos dos autores e um debate em formato de mesa redonda. Em seguida, na Sala de Convivência, foi dado início o serviço de coquetel.

Os presidentes da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), João Aurélio, da Enap, Paulo Carvalho e da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), Eduardo Rodrigues, estiveram presentes. Além deles, prestigiaram a noite os autores dos artigos publicados na nova edição e servidores públicos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e de outras áreas.

Humberto Campos, autor do artigo Instrumentos Econômicos na Gestão Ambiental Brasileira, participou do debate como expositor e aprovou a possibilidade de compreender os motivos que levaram os colegas a produzirem seus trabalhos.

"Achei muito interessante essa experiência de os autores poderem trocar ideias. Achei ainda mais importante você poder falar o contexto que te motivou a fazer o artigo, pois pela metodologia nós não colocamos isso no material escrito. E é o insight, o despertar da ideia, que deixa tudo mais interessante”, avalia Humberto, EPPGG da sexta turma.

O Diretor de Comunicação e Pesquisa da Enap, Pedro Cavalcante, participou das discussões e ressaltou o alto nível das publicações e a nova estratégia da ResPvblica.

"Foi uma excelente oportunidade de compartilhar conhecimento e de compartilhar a produção intelectual dos EPPGGs. Os temas são bastante diversificados, bastante consistentes e já publicados em revistas de renome. Essa nova estratégia da ResPvblica de republicar é uma forma muito interessante de aumentar a disseminação e o alcance dentro da carreira e da Esplanada dos Ministérios do conhecimento científico e da aplicação de experiências e conhecimentos empíricos dentro da Administração Pública”, ressalta Pedro, que é EPPGG da oitava turma.

O ex-presidente da ANESP e EPPGG da terceira turma, Ricardo Vidal, elogiou a nova edição da revista com destaque para a entrevista com Lúcia Modesto, EPPGG que trabalhou ativamente na construção do Projeto Bolsa Família.

"A organização está de parabéns. O evento aproveitou bem essa riqueza que nós temos na carreira que é essa produção científica. A revista está muito boa. Particularmente, destaco a entrevista, que está ótima. A experiência da Lúcia é muito rica. É bom a gente procurar trazer essa experiência que as pessoas têm no trabalho e transformar isso em algo prático. É uma forma muito boa de difundir a carreira dentro do Executivo. Acho que é um bom caminho a seguir”, reforça Ricardo Vidal.

A Revista ResPvblica

A ResPvblica é uma publicação gratuita editada pela ANESP desde setembro de 2002. Esta revista tem por objetivo estimular debates, principalmente nas áreas de Administração, Gestão e Políticas Públicas, por meio da divulgação de trabalhos produzidos por integrantes da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e outros especialistas. As edições desta revista são lançadas semestralmente.

Revista ResPvblica Vol 13 n 1

A mais nova edição da ResPvblica contém quatro artigos e duas resenhas escritas por EPPGGs, além da entrevista.

Artigos

O financiamento federal da política de saúde no Brasil: tendências e desafios
Cristiani Vieira Machado, Luciana Dias de Lima e Carla Lourenço Tavares de Andrade

Desafios para a coordenação intergovernamental do Programa Bolsa Família
Elaine Cristina Lício, Camile Sahb Mesquita e Claudia Regina Baddini Curralero

Instrumentos Econômicos na Gestão Ambiental Brasileira
Humberto Alves de Campos

Desafios da energia no Brasil: panorama regulatório da produção e comercialização do biodiesel
Cintia Freire Garcia Vieira Braga e Lamartine Braga

Resenhas

Nova Lei Antitruste Brasileira
Autor: Roberto Domingos Taufick
Resenha: Sérgio Felicori

Fundamentos de Administração Pública
Autor: Marcelo Douglas de Figueiredo Torres
Resenha: Francisco Gaetani

Entrevista

Lúcia Modesto e o Programa Bolsa Família