Tudo pronto para o Congresso Brasileiro de Gestores Públicos

Com participação de convidados nacionais e internacionais, o evento discutirá os principais desafios das carreiras e a criação de uma federação. O resultado final dos debates servirá para embasar propostas aos candidatos nas eleições 2014.

Nesta quinta-feira, 17, terá início o Congresso Brasileiro de Gestores Públicos – O Estado para o Cidadão, com uma programação de fôlego para os participantes dos três dias do evento. Em debate, os desafios das carreiras federal e estaduais e a criação de uma federação que reunirá as entidades de classe da categoria.

Entre as autoridades internacionais confirmadas estão o diretor adjunto de Relações Internacionais da École Nationale d'Administration – ENA/França, Max Brunner, e o titular da Secretaria de la Función Pública do México, Julian Olivas Ugalde, órgão com status de ministério. Também confirmaram presença o representante do Corpo de Gerentes Públicos da Autoridad Nacional del Servicio Civil (SERVIR) do Peru, Andrés Corrales, e o coordenador-geral do Corpo de Administradores Governamentais da Argentina, Víctor Daniel Piemonte. Participarão ainda presidentes de associações de classe da Argentina e dos Estados Unidos.

Do Brasil, estão confirmados o presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Paulo Sergio de Carvalho, e a diretora-geral da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (Minas Gerais), Luciana Raso. A palestra de abertura ficará por conta do professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – Ebape/FGV, Paulo Motta.

Dividido em dois momentos, o Congresso contará com palestras e discussão nos grupos de trabalho formados desde julho para debater os três principais temas em debate: “O papel dos gestores públicos na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas”, “Governança e estruturação da carreira de executivos públicos" e "Recrutamento, seleção e formação de executivos públicos de carreira".

O resultado de toda a discussão, que envolveu atividades presenciais e virtuais, pela plataforma Ning, será vertido para uma carta de Intenções, com as principais propostas debatidas e aprovadas durante o Congresso.

O documento será adaptado às especificidades das carreiras federal e estaduais, cujos desafios e soluções são similares em muitos pontos. Já existe a proposta entre os coordenadores dos GTs que a carta seja apresentada como uma plataforma de soluções aos candidatos aos pleitos para presidente e governador nas eleições de 2014 nos assuntos relativos à Administração Pública.

Federação

Uma das propostas do Congresso é a criação de uma Federação, que reuniria as entidades representativas nos 12 estados em que existe a carreira. A existência da entidade fortaleceria a atuação dos profissionais nas diferentes esferas, pela troca de informações e atuação afinada junto ao Estado brasileiro.

Participe! 

Congresso Brasileiro de Gestores Públicos – O Estado para o Cidadão
Brasília, 17 a 19 de outubro de 2013
Local: Lakeside Convention & Resort – SHTN Trecho 01 Lote 02, Projeto Orla 3 – próximo ao Palácio da Alvorada.