Livro: Fundamentos de Administração Pública Brasileira

Fundamentos da Administração Pública de Marcelo Douglas, FGV Editora 2012

Por Francisco Gaetani

O livro de Marcelo Douglas “Fundamentos de Administração Pública” soma-se às três outras publicações do autor que se destaca como um dos mais prolíficos escritores de livros didáticos sobre a administração pública brasileira contemporânea.

Vinte anos atrás o país tinha poucos cursos de graduação e pós na área de administração pública, situação que se alterou radicalmente com a ascensão do tema à agenda nacional e o ressurgimento de uma policy community vigorosa e militante, que já não se resume mais à por um longo tempo solitária atuação da Fundação Getúlio Vargas e às experiências particulares da UNESP de Araraquara e da Fundação João Pinheiro em Minas Gerais.

A administração pública brasileira enquanto disciplina acadêmica e mercado de trabalho profissional vive um momento de explosão com a normalização das práticas de concurso público em bases históricas sem precedentes e com a proliferação de cursos tanto no ensino superior público quanto privado.

A produção – e a tradução – da bibliografia necessária para dar suporte a esta rápida expansão de um campo de conhecimento que se encontrava represado devido às circunstâncias históricas do desenvolvimento nacional no período 1960-1990 não evolui na mesma cadência, a despeito do importante papel que periódicos como a Revista de Administração Pública (RAP), da Fundação Getúlio Vargas - FGV; a Revista do Serviço Público (RSP), da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP; e a Revista Reforma y Democracia, do CLAD têm tido nos últimos anos.

Neste ambiente, no qual a liderança editorial da FGV é indiscutível, esta nova publicação de Marcelo Douglas vem ocupar mais uma lacuna da bibliografia existente em português sobre o assunto. Trata-se de um mais um building block de uma biblioteca que ainda dá seus primeiros passos.

Escrito em linguagem simples e acessível, o livro servirá tanto para estudantes e professores quanto para practitioners que atuam ou orbitam em torno da área pública. É uma introdução à administração pública que vai se somar à ainda incipiente literatura nacional sobre a problemática de assuntos governamentais.

 

Artigo publicado originalmente na Respvblica, Vol. 13, No. 1 (Ano 2013). Sobre os Autores:

Marcelo Douglas de Figueiredo Torres: Servidor concursado da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG do governo federal. Doutor em Ciência Política. Autor de quatro livros: “Agências, contratos e Oscips: a experiência pública brasileira”; “Estado, democracia e administração pública no Brasil”; “Para Entender a Política Brasileira”; e este, de 2012.

Francisco Gaetani: Servidor concursado da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG do governo federal. Doutor em Ciência Política e mestre em Administração e Políticas Públicas pela London School of Economics. Atual Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente.