Políticas públicas voltadas para igualdade racial foi tema do 7º EPPGGs em Diálogo

Aconteceu na quinta, 07 de outubro, a sétima edição do ciclo “EPPGGs em Diálogo: gestão e políticas públicas” e debateu a questão “Igualdade e inclusão Racial: como podemos avançar nas políticas públicas?”.

O ciclo de debates é promovido conjuntamente pela ANESP, Fundação João Pinheiro e SINDESP-MG, ao longo de 2021. Ao todo são 10 encontros.

Para participar do diálogo, foram convidados o EPPGG do Estado de Minas Gerais e membro do Observatório das Desigualdades da FJP Matheus Arcelo e a EPPGG federal, antropóloga e atualmente vinculada ao IPHAN Ana Julieta Teodoro Cleaver. A moderação foi feita pelo coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em Minas Gerais, Clever Alves Machado.

O Estado vem, ao longo dos anos, desenvolvendo e implementando políticas públicas que buscam promover igualdade e isonomia, valendo-se de diversos instrumentos e mecanismos. Todavia, há um movimento muito maior que depende não só do primeiro setor, mas de conscientização, mobilização social, mudança de visão e de cultura. Um marco importante, que já conta com mais de 10 anos, é o Estatuto da Igualdade Racial, que busca “garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.”. Mas isso realmente tem mudado nossa realidade?

Nesse contexto, o que podemos fazer para avançar nas políticas públicas que buscam a igualdade e a inclusão racial? Quais foram os avanços que tivemos nos últimos anos? Quais aprendizados temos tirado dessa evolução e o que podemos fazer para promover um ambiente de igualdade real? E além do olhar para a própria sociedade, como temos visto e lidado com a igualdade racial dentro do próprio serviço público? Essas perguntas e reflexões fizeram parte do nosso bate-papo com especialistas que vêm atuando para mudar essa realidade do nosso país.

Assista!