Atração de investimentos foi tema do 6º EPPGGs em Diálogo

Para debater o tema “Políticas Públicas para atração de investimentos”, na sexta edição da série EPPGGs em Diálogo, no dia 16 de setembro de 2021, foram convidados o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, a secretária de Fazenda de Salvador e EPPGG federal, Giovanna Victer, e o diretor-presidente da Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais e EPPGG estadual, João Paulo Braga Santos. O presidente da Fundação João Pinheiro, Helger Marra, fez a moderação da live.

Os entes federados vêm passando, nos últimos anos, por constantes demandas por melhores serviços públicos, desburocratização, eficiência, redução de gastos e agilidade de resposta às necessidades públicas, situação cuja pressão vem se intensificando dado o cenário de dificuldades sociais e econômicas vivenciadas.

Nesse contexto, o setor público é instado, constantemente, a desenvolver estratégias e identificar oportunidades para garantir o atendimento aos direitos dos cidadãos e cumprir seus deveres constitucionais e legais, sendo a promoção de políticas públicas de atração de investimentos um caminho que tem gerado resultados significativos.

Perceber os demais atores, em especial o mercado, como parceiros no desenvolvimento econômico, social, ambiental, dentre outras perspectivas, passou a ser uma necessidade para o Estado adquirir maior escalabilidade de realização de suas entregas. Não é uma tarefa fácil e muitas são as dúvidas que pairam sobre essa questão e, dado o potencial que o tema tem, nossos especialistas irão discutir os principais desafios e resultados dessa estratégia.

Assim, algumas questões nortearam esse debate. Como atrair bons investimentos? Como identificar as oportunidades? O que o Estado deve e pode fazer para viabilizar mais relações com o mercado, alinhado aos seus compromissos públicos? E quais são os cuidados e as dicas de como fazer esses relacionamentos para viabilizar os melhores resultados para a sociedade?

Assista!