Semana do Nunca Mais: mudança de paradigma marca o 31 de março de 2023

O Brasil chega a este 31 de março, em que se completam 59 anos do golpe militar, com uma mudança de paradigma em relação à visão do governo federal registrada nos últimos seis anos. Um dos marcos nesse sentido é a nomeação de um professor, jurista e filósofo, reconhecido ativista da agenda de direitos humanos no Brasil, Silvio Almeida, como titular do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), em 1º de janeiro de 2023.

A mudança de paradigma vem marcada por uma série de iniciativas do governo federal, liderado pelo MDHC, que retoma agendas institucionais pela preservação da memória, da verdade, da luta pela democracia e justiça social contra períodos ditatoriais do Brasil.

Durante o período de 24 de março a 2 de abril está sendo realizada a “Semana do Nunca Mais – Memória Restaurada, Democracia Viva” e o lançamento do selo “Nunca Mais”. O período proposto coaduna-se com fases da História do Brasil em que o apagamento cultural e o autoritarismo tentaram mudar o curso dos acontecimentos reais em detrimento dos interesses democráticos e de defesa da dignidade humana.

"Nós não estamos prestando contas ao passado. Nós estamos prestando contas ao futuro do país. A memória é isso, não existe memória sem verdade, não existe memória sem justiça. A memória depende dos atos de reparação simbólica." Foi com essa fala que o ministro Silvio Almeida recebeu, na terça-feira (28/03), familiares e vítimas da ditadura militar.

“Movimentos recentes da nossa história, a exemplo dos últimos seis anos, agiram de modo contrário ao interesse social. Também por isso estamos promovendo essas agendas que retomam o protagonismo da nossa luta por democracia”, declara o assessor especial do MDHC, Nilmário Miranda. Sob gestão de Nilmário, a Assessoria Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade abriga a Comissão de Anistia, que teve seu regimento interno publicado em 23 de março; e a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, que será reestabelecida por meio de decreto presidencial a sair nos próximos dias.