"Radar" do Ipea traz artigo de EPPGG sobre Base Industrial de Defesa; edição foi a última do EPPGG Rafael Leão como editor

A nova edição da revista “Radar: tecnologia, produção e comércio exterior”, editada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), traz, entre seus artigos, texto do EPPGG Thiago Caliari – com coautoria de Felipe Orsolin Teixeira e Luís Felipe Giesteira – intitulado "Base Industrial de Defesa: explorando potenciais sinergias para o desenvolvimento tecnológico a partir de uma abordagem baseada em estrutura de redes e proximidade tecnológica". O artigo apresenta, a partir de dados das empresas fornecedoras das Forças Armadas no Brasil, pontos de possível sinergia entre as políticas de defesa, industrial e de Ciência, Tecnologia e Inovação no País. 

Em primeira análise, apontam os autores, uma política que priorize setores da Base Industrial de Defesa de alta intensidade tecnológica pode oferecer spillovers (efeito de transbordamento) a um conjunto amplo de setores econômicos, a depender da capacidade absortiva das empresas com as quais estabelecem relação: "Em contrapartida, [o estudo] permite inferir que a deficiência industrial e tecnológica nesses setores pode dificultar ou mesmo impedir avanços sólidos na busca de autonomia tecnológica da defesa brasileira, objetivo comumente destacado nos documentos de alto nível da área", ponderam.

Leia aqui o artigo completo.

Esta edição do "Radar" conta com outros quatro trabalhos, que abordam temas como mineração, infraestrutura e mercado de trabalho. A publicação dos boletins é bimestral e, neles, o Ipea apresenta artigos variados originados de pesquisas do corpo técnico da instituição. Este, de número 72, é o primeiro de 2023 e também o último editado pelo EPPGG Rafael Leão, responsável pela função desde 2019. No período, foram editados 13 boletins, com mais de sessenta textos de diversos temas, como Ciência, Tecnologia e Inovação, mercado de trabalho, infraestrutura e regulação.

Acesse a íntegra da edição 72.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS