Podcast sobre políticas públicas baseadas em evidências entrevista EPPGG

A EPPGG e cientista política Natalia Koga foi uma das entrevistadas pelo #mesacast1 - políticas públicas baseadas em evidências. Em formato de conversa, o episódio marca a estreia da parceria entre o podcast Ciência Suja e o Observatório de Políticas Científicas do IQC, e discute os passos que devemos trilhar para se levar evidências científicas de qualidade para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Também participaram do episódio, a microbiologista Natalia Pasternak e o psicólogo e advogado Paulo Almeida.

Ouça o episódio aqui.

Uma falsa cura do câncer chegou a virar lei no Brasil. Um parecer que defendia o fim da prescrição da cloroquina para pacientes com Covid-19 foi vetado pelo Ministério da Saúde. A constelação familiar se infiltrou no Judiciário brasileiro. Como evitar que charlatanices como essas virem políticas públicas? E, por outro lado, de que maneira incorporar as evidências científicas em diferentes setores e instâncias da administração pública? São algumas das questões que estimularam esse debate.

O Observatório de Políticas Científicas, que tem o apoio do Instituto Serrapilheira, disponibiliza dados públicos sobre ciência, acompanha projetos de lei na área e produz conteúdos que se aprofundam nos desafios de políticas públicas no país, entre outras atividades. O Ciência Suja mantém site com produção de informações científicas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS