O que faz um EPPGG e o que saber para o concurso

Após 14 anos sem concursos, foi anunciado em 18 de julho um novo processo seletivo para Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). A carreira foi destaque em recente reportagem da Folha de S.Paulo. Mas o que faz um EPPGG? Quanto ganha? E o que já se sabe sobre o concurso que vem por aí? Tire suas dúvidas sobre a carreira aqui.

1) O que faz um EPPGG?

Conhecidos como gestores governamentais, os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) são os servidores responsáveis no governo federal por assessorar, dirigir, coordenar, planejar e gerenciar atividades de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, em diferentes graus de complexidade, responsabilidade e autonomia. É alguém com vocação para servir aos cidadãos e cidadãs e aptidão para resolver problemas complexos por meio da inovação, gestão, interlocução, interdisciplinaridade, proatividade, interpessoalidade e ética. 


2) Onde o EPPGG atua?

A carreira de EPPGG é vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mas como possui caráter transversal, atua em diversos ministérios, órgãos e entidades estatais. As cessões para órgãos descentralizados da Administração Pública Federal ou para entes estaduais e municipais podem ocorrer e as solicitações são avaliadas individualmente. 


3) Qual é o salário de um EPPGG?

A tabela salarial da carreira de EPPGG, em valores brutos, começa com R$ 20.924,80 no nível A-I e vai até R$ 29.832,94 no nível S-IV. A carreira tem 13 níveis de progressão, distribuídos em quatro classes. As progressões e promoções dependem de avaliações de desempenho. Cada promoção requer, ainda, a realização, com aproveitamento, de 120 horas de cursos de aperfeiçoamento na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).


4) Quantas vagas foram anunciadas para o próximo concurso de EPPGG?

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, anunciou um bloco de concursos públicos no último dia 18 de julho e informou que a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) terá 150 vagas em uma próxima edição do concurso a ser realizado em breve.


5) Está prevista reserva de vagas para pessoas com deficiência e pessoas negras?

Segundo a legislação atual, em qualquer concurso público da esfera federal 20% das vagas são reservadas para pessoas negras e, no mínimo, 5% para pessoas com deficiência. Tais previsões legais são importantes para aumentar a diversidade e a representatividade no âmbito burocrático.


6) Quando vai sair o edital do concurso para EPPGG?

Após o anúncio, o governo federal trabalhará na preparação do concurso - o que inclui o edital, que contém as regras do certame. O MGI estimou que o edital deve ser divulgado em até seis meses a partir do anúncio de realização do concurso, feito em 18 de julho. 


7) Como é elaborada a prova do concurso para EPPGG?

A elaboração da prova em edições anteriores ocorreu mediante a contratação de instituição realizadora seguindo as orientações do órgão gestor da carreira quanto à temática dos conteúdos gerais e específicos a serem incluídos tanto na prova objetiva quanto na dissertativa. O sigilo das questões e a inviolabilidade das provas é um requisito fundamental para manter a isonomia da seleção.


8) Como se preparar para o concurso de EPPGG? 

Uma dica é iniciar conhecendo os editais e as provas aplicadas em concursos anteriores para EPPGG. Além disso, há vários materiais gratuitos nas redes contendo conteúdos geralmente cobrados, como economia, ciência política, administração pública, políticas públicas, direito público, entre outras.


9) Onde as provas para o concurso de EPPGG são realizadas?

Em concursos anteriores, as provas ocorreram em algumas capitais do país. Normalmente, há uma instituição responsável pela aplicação e é esta que organiza os locais de realização das provas. 


10) Quais são as etapas do concurso para EPPGG?

Considerando as edições anteriores do concurso para EPPGG, há uma etapa de provas objetivas e discursivas, seguida de análise de títulos. Por fim, é realizado curso de formação na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que tem caráter classificatório e, apesar de ser um curso, representa uma das etapas do certame.


11) Como se dá o ingresso do EPPGG no serviço público federal? 

Após aprovação no concurso, o que inclui a conclusão do curso de formação com aproveitamento, o governo nomeia os candidatos aprovados dentro do prazo de validade do concurso. A Secretaria de Gestão e Inovação do MGI - órgão gestor da carreira - definirá a lotação dos novos ingressantes, conforme necessidade e prioridade da Administração Pública. Todo o processo será conduzido e comunicado pela Secretaria aos novos EPPGGs no momento oportuno.



E você, tem o que é preciso para ser um EPPGG? Venha fazer parte dessa carreira vocacionada para servir ao público via o aprimoramento da gestão das políticas públicas nacionais. Trabalho em equipe, empatia, capacidade de articulação, liderança, orientação a resultados para os cidadãos, visão sistêmica e ética são requisitos. Se reconheceu? Chega junto então.