“Instituições e o próximo governo”, por Francisco Gaetani e Gabriela Lotta

“Instituições e o próximo governo” é o artigo de opinião publicado no Congresso em Foco, em 26 de janeiro, de autoria de Francisco Gaetani e Gabriela Lotta. No texto, os autores discutem o papel das instituições no País, ataques - desmonte, desfinanciamento e apagão de dados - e prioridades sobre organizações públicas no atual governo e a necessidade de se fazer uma revisão profunda do modus operandi das instituições em função de seu lugar na esfera pública.

Gabriela Lotta é professora da Eaesp/FGV e Francisco Gaetani integrou a carreira de EPPGG, é professor da Ebape/FGV e presidente do Conselho de Administração do República.org. Ambos integram a lista dos cem acadêmicos mais importantes do mundo pelo portal Apolitical.

Esta é uma boa hora para conversarmos sobre nossas instituições. A razão é simples: “a política pede futuro”, como disse o ex-presidente Cardoso em entrevista recente. E eleições majoritárias, incluindo os cargos de Presidente, Governadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Senadores são uma extraordinária oportunidade para o país atualizar-se e dizer a que se propõe.

O próximo governo não poderá se furtar a priorizar este tema. Instituições governamentais serão protagonistas em papéis relevantes para a implementação de políticas que traduzam as promessas de campanha e os projetos de país. Estas instituições precisarão ser objeto de atenção e de um tipo de apoio que não têm recebido nos últimos anos.

Este é um ano para se aprofundar diagnósticos, fazer discussões, processar visões conflitivas e incubar propostas. O tempo perdido custará caro ao país. Há muito a ser feito desde já, até porque não será neste ano que as tendências delineadas nos últimos anos serão revertidas.

Acesse o artigo na íntegra.