EPPGGs têm obra entre semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) revelou os semifinalistas das 29 categorias da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A EPPGG Michelle Morais de Sá e Silva é uma das autoras do livro “Desmonte e reconfiguração de políticas públicas no Brasil (2016-2022)”, editado pelo Ipea/INCT/PPED, que consta entre os semifinalistas. Alexandre de Ávila Gomide e Maria Antonieta Leopoldi são coautores.
Vários EPPGGs assinam artigos na publicação. Denise do Carmo Direito, Natália Koga e Elaine Cristina Licio (Capítulo 2: “(Des)Mobilização de Capacidades na Instrumentação de Políticas: o caso do Cadastro Único para Programas Sociais”); Mauro Santos Silva (Capítulo 8: “Política Financeira do BNDES: reconfiguração do Arranjo Institucional do Financiamento à Infraestrututura (2016-2020”); Pedro Luiz Costa Cavalcante (Capítulo 10: “Dirigindo na contramão: expansão e desmonte da Política de Inovação no Brasil”); Carolina Pereira Tokarski em coautoria com Krislane de Andrade Matias, Luana Simões Pinheiro e Ranna Mirthes Sousa Correa (Capítulo 11: “De Política Pública à Ideologia de Gênero: o processo de (Des)Institucionalização das Políticas para as Mulheres de 2003 a 2020”; Janine Mello (Capítulo 14: “Condicionantes Institucionais do Desmonte e da Resiliência de Políticas Públicas no Brasil”; Michelle Morais de Sá e Silva (Capítulo 16: “Desmonte Autoritário de Políticas Públicas no Brasil: quando servidores pedem para sair”); Pedro Palotti em coautoria com Fernando Filgueiras e Graziella G. Testa (Capítulo 18: “Desmobilização Institucional e Estilos de Governança Multinível: o caso da CIT da Saúde no Governo Federal Brasileiro na Pandemia de Covid-19”).
Atualização em 19/7: Na quinta-feira, 18 de julho, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou os cinco finalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico e o livro “Desmonte e reconfiguração de políticas públicas no Brasil (2016-2022)” está na lista. As informações oficiais estão disponíveis no site da premiação. A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá em 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, onde serão revelados os vencedores das 29 categorias, distribuídas nos eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais.
A premiação foi criada em 2024 para reconhecer obras de excelência das áreas científicas, técnicas e profissionais. As categorias são divididas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Cada vencedor receberá uma gratificação de R$ 5 mil, além da estatueta da premiação. Ao todo, foram 1.953 obras inscritas para o novo prêmio.
O Prêmio Jabuti é uma das premiações literárias mais importantes do Brasil. Três categorias da competição tradicional foram retiradas e “reempacotadas” para sua edição acadêmica: Ciências, Ciências Sociais e Ciências Humanas.