EPPGG recebe menção honrosa em prêmio de teses da USP

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou, no final de outubro, o resultado do “Prêmio Tese Destaque USP - 13ª Edição”, que celebra as principais pesquisas em nível de doutorado da instituição. A EPPGG Simone Gueresi de Mello foi agraciada com menção honrosa na categoria “Inclusão social e cultural e redução de desigualdades”, com a tese “Transformação urbana em pedaços: financiamento, regulação e truques de implementação das habitações de interesse social nas operações urbanas consorciadas da cidade de São Paulo”. A orientação é da professora Paula Freire Santoro.

Defendida no âmbito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), a pesquisa investiga a implementação das operações urbanas consorciadas (OUCs) na cidade de São Paulo. O objetivo é compreender como habitações de interesse social (HIS) assumidas publicamente, escolhidas como prioritárias em instâncias de gestão democrática, obrigatórias por lei e com recursos reservados para este fim não foram entregues e, mesmo assim, foi mantido o engajamento em torno de sua possível realização. O atraso e a inviabilização das HIS, aponta a autora, “[...] suprimiu o direito das populações atingidas pelas intervenções de terem atendimento habitacional definitivo no perímetro da operação, contribuindo para a (re)produção de desigualdades sociais e territoriais”.

Na mesma categoria, foi premiada a tese “Retratos transatlânticos: a diáspora africana na fotografia de Alberto Henschel”, de Mônica Cerqueira, do programa Estética e História da Arte. Veja aqui todos os premiados.

Acesse, aqui, a íntegra do estudo da EPPGG Simone Gueresi de Mello.