Em live, ANESP e Observatório COVID-19 lançam campanha de informação junto a gestores locais

WhatsApp Image 2021-07-02 at 15.40.00.jpeg

A ANESP e o Observatório COVID-19 BR lançaram em live na manhã desta sexta (2) a campanha #InformarPrevenirSalvar para incentivar a adoção de protocolos atualizados para a prevenção da doença e suprir uma carência de informações de qualidade e atualizadas.

Focada em gestores locais e agentes comunitários de saúde, a iniciativa conta com apoio de Frente Nacional de Prefeitos, Consórcio Conectar, Instituto Alziras, Instituto Arapyaú, Vital Strategies e Impulso Gov.

No evento de lançamento, participaram os prefeitos Cinthia Ribeiro, de Palmas, Dário Saadi, de Campinas, e Edmilson Rodrigues, de Belém. A mesa contou ainda com a mediação do EPPGG Ricardo Horta, representando a ANESP, e a participação de Gabriela Lotta, professora da FGV, e Vitor Mori, pesquisador da Universidade de Vermont.

“É um projeto que inicialmente junta cientistas e EPPGGs. De um lado a ANESP, que traz sua expertise em gestão pública. De outro lado, temos o valioso conhecimento do Observatório COVID-19 BR, que já é uma referência nacional em evidências científicas sobre o vírus e a pandemia em nosso país”, afirma Ricardo Horta.

Mori apresentou a evolução do conhecimento sobre a covid-19. Enquanto no começo se destacou o contato por superfícies e grande gotículas, hoje já se sabe que a transmissão se dá especialmente pelo ar, por partículas leves que flutuam. Por isso, é preciso atualizar os protocolos. “A ventilação e a permanência em espaços abertos é talvez a medida mais importante de prevenção e a gente acaba não falando tanto dela”, ressalta.

Já Lotta destacou o papel dos agentes comunitários de saúde, centrais no combate a pandemia, mas que não foram devidamente valorizados. “São profissionais altamente territorializados. Nós historicamente sempre tivemos experiências muito bacanas [com eles] de enfrentamento de doenças, como foi o caso da mortalidade infantil por diarreia, dengue, zika e H1N1”, lembrou. O projeto fornecerá, a partir de agora, cartilhas de capacitação aos agentes.

“Para nós, gestores, é motivo de muita alegria essa pareceria. Principalmente saber que a ANESP, junto com o Observatório, reúnem informações muito importantes e orientadoras”, disse a prefeita Cinthia Ribeiro.

Para o prefeito Edmilson Rodigues, a iniciativa dá uma potência informativa e formativa muito grande para a sociedade.

“Nós aqui estamos medidas restritivas e posturas firmes em Campinas, mas se você não informar, você não consegue”, disse Dário Saadi.

A live pode ser assistida na íntegra abaixo.