Em coletiva MGI explica editais do Concurso Unificado; veja as vagas para EPPGG

Foto: MGI

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta quarta-feira (10), como serão os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que estão divididos conforme blocos temáticos – oito ao todo. Esta é, aliás, uma das principais novidades do certame: os candidatos deverão optar, já no ato de inscrição, por um dos blocos, divididos por áreas de atuação governamental, e, em seguida, elencar, por ordem de preferência, os cargos e carreiras que almejam, entre aqueles que integram o bloco escolhido. Dessa forma, uma inscrição valerá para o processo seletivo de mais de um órgão – mas todos dentro do mesmo bloco temático.

As informações foram divulgadas em entrevista coletiva com a ministra do MGI, Esther Dweck, nesta tarde. Os editais completos serão publicados no site do MGI.

Os blocos temáticos são os seguintes (entre parênteses, a quantidade total de vagas):

1) Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727, sendo 5 para EPPGG);

2) Tecnologia, Dados e Informação (597, sendo 15 para EPPGG);

3) Ambiental, Agrário e Biológicas (530, sendo 5 para EPPGG);

4) Trabalho e Saúde do Servidor (971, sendo 10 para EPPGG);

5) Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direito Humanos (1.016, sendo 20 para EPPGG);

6) Setores Econômicos e Regulação (359, sendo 15 para EPPGG);

7) Gestão Governamental e Administração Pública (1.748, sendo 80 para EPPGG);

8) Nível Intermediário (692).

As vagas para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – 150 ao todo – estarão vinculadas ao MGI, mesmo que divididas entre blocos distintos e podendo atuar em diferentes órgãos, conforme a possibilidade de transversalidade característica da carreira de EPPGG.

As inscrições irão de 19 de janeiro até 9 de fevereiro; a prova será aplicada no dia 5 de maio. Ao todo, serão selecionados 6.640 servidores para 21 órgãos públicos. A validade do concurso será de 12 meses.

A ministra Esther Dweck concedeu entrevista coletiva junto ao ato de publicação do edital, a fim de sanar dúvidas em relação ao processo. A EPPGG Maria Aparecida Chagas, coordenadora da equipe técnica do concurso, participou do evento ao lado da ministra e apresentou a divisão das vagas por blocos, além de explicar como  os conteúdos das provas foram organizados, junto aos critérios de classificação e desclassificação e composição das notas finais.

Uma novidade apresentada é que o banco de candidatos aprovados em lista de espera será utilizado para processos de contratação temporária do governo.

A aplicação das provas ocorrerá em 220 cidades, a fim de aumentar a capilaridade do exame e, potencialmente, a diversidade dos participantes. Essa foi, como afirmou a ministra Dweck, uma das motivações das mudanças no sistema de escolha de servidores, de forma a garantir maior representatividade: “Que a gente consiga construir um serviço público com a cara do Brasil”. Ela ainda disse haver o plano de realizar este modelo de concurso amplo a cada dois anos.

Inscritos no Cadastro Único, ProUni e Fies, além de doadores de medula óssea, terão direito à isenção da taxa de inscrição, que será realizada via portal Gov.br, com valores de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior.

Além disso, no site do ministério há também uma seção inteira voltada à dúvidas relativas ao processo do concurso unificado - acesse aqui.