Diálogos em movimento: EPPGG debate diversidade no serviço público

A EPPGG Cida Chagas, diretora do Departamento de Provimento e Movimentação de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), participou do podcast Diálogos em Movimento, produção do Movimento Pessoas À Frente, junto a Zelma Madeira, secretária de Igualdade Racial do Ceará, fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidade, Gênero e Família. Elas discutiram ações, políticas e projetos que podem tornar a administração pública mais diversa e inclusiva.

“Quando a gente fala de inclusão, de tornar o espaço da administração mais diverso, a gente está falando de direitos humanos, a gente está falando em promover a democracia nesses espaços. É lógico: com a inclusão de pessoas, com a diversidade, estamos batalhando e lutando para ampliar a democracia no País”, afirmou Cida.

Hoje, apesar de serem 28,5% da população brasileira, as mulheres negras ocupam apenas 14,7% dos cargos de liderança no governo federal; e, se cerca de 9% da população possui alguma deficiência, só 1,3% dos servidores são PcD. Como medida concreta para enfrentar essas situações de sub-representação, Cida comentou sobre o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que buscou trazer para o serviço público uma diversidade maior de pessoas. O certame foi realizado em 228 cidades, tendo inscritos de praticamente todos os municípios brasileiros. Além disso, estima-se que, entre os aprovados, um terço sejam negros, indígenas e PcDs: “Isso oportuniza trazer o Brasil para operacionalizar, formular e implementar políticas públicas. Isso, por si só, é um grande ganho na busca de diversidade”. 

Ouça o programa na íntegra.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS