Cobrança da ANESP às autoridades por política de testagem ganha ampla cobertura na imprensa

Nesta semana, ganhou espaço na imprensa uma iniciativa liderada por ANESP, Observatório COVID-19 BR e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) cobrando das autoridades sanitárias uma política de testagem mais ampla e a permissão da realização do autoteste no Brasil.

Na terça-feira (11), as entidades enviaram uma nota técnica ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No documento "O Brasil precisa com urgência de uma política de testagem universal para contenção da Covid-19", as organizações detalham medidas que precisam ser adotadas pelas autoridades sanitárias e políticas a fim de massificar o acesso a testes na rede pública de saúde. Assim foi noticiado pela Folha de S.Paulo.

O pedido se torna particularmente relevante porque é embasado por dados e evidências sistematizados por especialistas e cientistas em saúde quando o Ministério da Saúde está analisando implementação de autotestes de covid no Brasil. O portal Poder 360 informou que as entidades defendem o autoteste como “instrumento de saúde pública, contenção da disseminação do vírus, e não apenas como uma ferramenta de diagnóstico”. Dizem também que o autoteste induz à massificação da testagem.

Já o portal Metrópoles noticiou que, no documento, as organizações defendem “o acesso a testes de antígeno para diagnóstico da Covid-19 na rede pública de saúde”. Uma das reinvindicações é a regulamentação dos autotestes.

Em reportagens entre os dias 11 e 12 de janeiro, a nota ganhou repercussão nos telejornais do Grupo Globo.

No Jornal das Dez da Globo News, ao citar o pedido contido na nota técnica, a reportagem procurou o Ministério da Saúde que respondeu: “a Pasta estuda as especificidades dos autotestes para avaliar a implantação deste tipo de exame no País”. Ainda foi informado que há uma expectativa de que algum material seja enviado pelo MS à Anvisa até quarta-feira para abastecer a Agência com elementos para uma eventual aprovação dos autotestes no Brasil. As pressões das entidades vão aumentando para que isso passe a ser uma realidade aqui no País.

Com imagens da nota técnica e citando nominalmente as entidades que assinam o documento, o telejornal Bom dia Brasil destacou dois trechos: “Aperfeiçoar o plano nacional de testagem é uma medida de extrema urgência neste momento, com a massificação do acesso a testes de antígeno para diagnóstico da Covid-19 na rede pública de saúde, inclusive permitindo o uso de autotestes.”; e “...a importância das medidas preventivas baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis – como o uso de máscaras de melhor qualidade, do tipo PFF-2.”.

As mesmas imagens também foram divulgadas no Jornal das 16h da Globo News na quarta-feira (12).