ANESP parabeniza Nísia Trindade, presidente reeleita da Fiocruz

nisia.jpg

Em carta dirigida à Nísia Trindade Lima, presidente reeleita para o mandato 2021-2024 da Fiocruz, a ANESP registrou a valorização do processo democrático realizado pela Fundação em um momento de desafios gigantescos frente à pandemia de covid-19 e ao mesmo tempo se colocou à disposição para parcerias em defesa da ciência, do SUS e das políticas públicas.

O ato de nomeação da presidente Nísia foi publicado na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), no dia 11 de janeiro de 2021. Nísia foi eleita em primeiro lugar na lista tríplice homologada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz e entregue ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em novembro do ano passado. A Eleição Fiocruz 2020 foi a mais expressiva da história da instituição, com a participação de 4.400 eleitores - 91,6% dos 4.847 servidores aptos a votar. 

Leia a carta:

À

Presidente da Fiocruz

Nísia Trindade Lima

Prezada Nísia, 

 Foi com enorme alegria que a ANESP (Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental) recebeu a notícia de sua recondução ao cargo de presidente da Fiocruz, agora para a gestão 2021-2024. Enquanto associação, valorizamos o processo democrático vigoroso que a Fiocruz conseguiu produzir nos últimos meses de 2020, um ano tão desafiador para os brasileiros e, em particular, para a Fiocruz diante de sua responsabilidade institucional frente à pandemia do novo coronavírus.

 Também não podemos deixar de ressaltar que, sendo a primeira mulher a ter a missão de presidir a Fiocruz, esteja sendo reconduzida, por meio do processo eleitoral e por expressiva votação, para seu segundo mandato. Esse fato nos faz crer ainda mais na possibilidade de abertura de novos espaços para a competência das mulheres frente aos cargos de gestão no universo público. 

 É motivo de orgulho para a ANESP ter entre integrantes da carreira de EPPGG, a qual representa, servidores públicos que trabalham na Fiocruz, desempenhando papel relevante e contribuindo em suas áreas de competência. De certa forma, a ANESP se sente parte do sistema Fiocruz e se coloca à disposição para parcerias tanto no campo das políticas públicas quanto na gestão. É de nosso interesse criar sinergia na defesa do SUS, da ciência, da tecnologia e da inovação. O Brasil necessita cada vez mais que suas instituições públicas e privadas possam somar esforços neste contexto em que a vida é o bem principal a ser preservado. 

 Nos despedimos desejando um próspero mandato e parabenizando-a pela conquista. Sabemos que ela vem junto de muita responsabilidade, mas temos a certeza de que a condução da Fiocruz neste momento não poderia estar em melhores mãos. Conte conosco!

 Pedro Pontual

Presidente da ANESP