Em artigo, Giovanna Victer fala de transição dos governos municipais em tempos de pandemia

card parceria nexo.jpeg

Em artigo publicado no Jornal O Globo, no domingo (13), a EPPGG, secretária de Fazenda de Niterói e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Fazenda da Frente Nacional de Prefeitos, Giovanna Victer, faz uma análise do período de transição dos governos municipais em tempos de pandemia de covid-19. Ela resume o momento de desafios e oportunidades comointeressantes laboratórios de experiências de gestão governamental”.

Os desafios apontados são muitos. Continuidade dos serviços essenciais, concentração dos recursos financeiros, humanos e de gestão em saúde e assistência social, retorno seguro das crianças para as salas de aula, armazenamento e distribuição das vacinas, recessão e necessidade de transparência, participação da sociedade e compliance nas decisões sobre o gasto público.

Entretanto, para Victer, o momento é também de oportunidades de inovar. Se de um lado há dificuldades de financiamento e rigidez nos gastos correntes e com pessoal, por outro a flexibilidade organizacional com estruturas menos rígidas e hierárquicas favorecem as administrações locais.