Reforma administrativa volta a ser debatida pela ANESP com parlamentares

reunião pedro 1.jpeg

A ANESP manteve nesta semana a agenda de reuniões com parlamentares que integram a Mesa Diretora da Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa. Na quinta-feira (27), houve conversa com o Deputado Federal Fernando Monteiro (PP-PE). Já na sexta (28), com a assessoria do Deputado Federal Vinícius Poit (NOVO-SP). 

A Associação aproveitou para apresentar a carreira de EPPGG e expor preocupação sobre a ausência, nos debates promovidos pela Frente, de discussões sobre resultados, processos e estrutura ofertada aos servidores - dimensões tão importantes na reforma quanto a econômica e a de gestão de pessoas, que têm sido priorizadas.

"Fala-se em reforma administrativa, mas focando somente em pessoal. Não se discutem os resultados, os processos, as estruturas. Não faz sentido falar em eficiência sem falar em resultados", observou o Presidente da ANESP, Pedro Pontual.

Pedro também ressaltou que há peculiaridades nas normas, mecanismos, técnicas, métricas e procedimentos relacionados à gestão pública que a diferem significativamente da gestão no setor privado, tais como o imprescindível relacionamento com o Parlamento assim como a diferença de foco, não no lucro, mas na entrega de serviços à população.

O Deputado Fernando Monteiro concordou com a maior parte dos pontos de vista apresentados pela ANESP. Para ele, há congruência de interesses - "Podemos divergir na letra, mas concordamos na melodia", comentou.

Já a assessoria do Deputado Vinícius Poit enfatizou a abertura do gabinete para receber estudos de EPPGGs sobre temas relacionados à reforma.