ANESP destaca "apagão gerencial" em audiência sobre a PEC 186 no Senado

O Senado Federal realizou nesta quinta-feira (12) audiência pública para discutir a PEC Emergencial (PEC186) como parte do pacote de medidas para diminuir gastos governamentais. Presente na primeira mesa, o presidente da ANESP, Pedro Pontual, ressaltou a importância do investimento em serviços públicos. “O que o Brasil precisa é melhorar a gestão dos serviços públicos para aumentar a eficiência. Para qualificar a gestão, precisamos oferecer cursos para os gestores hospitalares e das escolas. Temos um apagão gerencial neste país e não uma emergência fiscal”, afirmou.

Em relação à gestão governamental, Pontual indagou como é possível fazer uma análise de custo-benefício que possa permitir a avaliação do mérito da medida. “Qual a responsabilidade em se reformar a Constituição Federal sem a avaliação de todas essas reformas?”.

O presidente da ANESP ainda destacou que os ajustes propostos pelo governo para reduzir a estrutura do serviço público brasileiro estão priorizando a dimensão fiscal em detrimento da social, contrariando a Constituição e obedecendo a uma lógica de mercado, em que o resultado financeiro se sobrepõe à proteção ao cidadão.

Confira mais sobre o debate na matéria da Agência Senado: https://bit.ly/2vSQU2g