Deputados e representantes de carreiras de Estado lançam Frente em Defesa do Serviço Público

Com o objetivo de fortalecer a posição do funcionalismo público diante das medidas de ataque aos servidores apontadas pelo governo federal, parlamentares e representantes de categorias do funcionalismo público, entre elas a ANESP, lançaram, na tarde desta terça-feira (03), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. Iniciativa do Deputado Federal Professor Israel Batista (PV-DF) com apoio do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), o grupo tem como proposta a busca pela promoção de debates, eventos, intercâmbios e estudos que demonstrem a necessidade de fortalecimento do serviço público para que o País aperfeiçoe os serviços prestados à população e retome o crescimento econômico.

Ao lado de outros Deputados Federais que prestigiaram o lançamento da Frente, como Alessandro Molon (PSB-RJ), Paulo Pimenta (PT-RS), Erika Kokay (PT-DF), Paulo Teixeira (PT-SP) e Luís Miranda (DEM-DF), o Deputado Professor Israel falou sobre o papel dos servidores e a importância de se ter um serviço público fortalecido para atender as demandas da sociedade. “Vamos estar em todas as reuniões, dar palpites, propor agenda legislativa, pressionar, justamente porque entendemos que a história da economia brasileira está atrelada ao Estado, que tem capacidade técnica, que valoriza seus servidores porque precisa disputá-los com o mercado, e que temos qualificação para fazer propostas que respeitem os anseios da população brasileira”, comentou o parlamentar.

O Presidente da ANESP, Alex Canuto, também discursou na ocasião. O dirigente condenou os ataques de setores do governo contra os servidores, ignorando a qualificação desses profissionais e a função que exercem para melhora da situação geral do país. “As investidas de alguns setores do governo contra os servidores concursados não é racional, não é meramente contábil, é movida a puro ódio irracional. Agem mais com o fígado do que com o cérebro. Os melhores quadros das carreiras aqui presente são infinitamente mais qualificados do que esse pessoal trazido de fora da máquina pública. Eles sabem disso e é daí que vem a raiva deles contra o pessoal que entrou no serviço público por mérito", disse Alex.

 A Frente nasce com participação de 235 deputados federais e seis senadores, representando 23 partidos. Além deles, apoiam o grupo dezenas de entidades representativas de carreiras públicas, como, por exemplo, o Fonacate e suas Associações e Sindicatos filiados. Eles auxiliarão por meio do fornecimento de fontes e conteúdos sobre temas relacionados aos que são tratados no âmbito da Frente.