Programa da Unesco e do ISEDC oferece 20 bolsas de estudo para cursos em Moscou sobre sustentabilidade energética

Kremlin, em Moscou (Rússia)

Kremlin, em Moscou (Rússia)

Profissionais das áreas de Ciências Naturais, Exatas e Economia têm possibilidade de participar de treinamento em Moscou (Rússia) sobre temas relacionados à sustentabilidade e energia. O Centro Internacional para o Desenvolvimento de Energia Sustentável (ISEDC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) abriram inscrições, até 15 de março, de candidaturas para 20 vagas do Programa de Bolsas de Estudos desenvolvido pelas entidades. O curso será realizado na capital russa entre 3 e 28 de outubro. 

Para concorrer é preciso ser graduado em Ciências Naturais, Exatas ou Economia, ter certificado de proficiência em inglês e idade máxima de 35 anos. A candidatura é por meio do envio de dossiê de inscrição com o formulário da Unesco preenchido em inglês ou francês (disponível no link abaixo), seis fotos; fotocópia(s) autenticada(s) do(s) diploma(s); fotocópia do certificado de proficiência no idioma inglês; uma carta de apresentação do candidato, em inglês, com informações sobre seu perfil, área na qual deseja realizar a pesquisa, objetivos e resultados esperados quanto à utilização dos conhecimentos adquiridos; e uma carta de recomendação, em inglês, de professor universitário ou outro profissional da área de atuação do candidato, com informações sobre as qualificações do candidato e sobre a relevância do projeto de pesquisa.

Formulário de inscrição

Os cursos podem ser nas áreas de energia e desenvolvimento sustentável; gestão ecológica de recursos energéticos; energia renovável; e geração de energia renovável e sustentável. Todo o material deverá ser enviado pelos Correios para a Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais do Ministério das Relações Exteriores (DAMC/MRE). O endereço é Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, sala 408 Brasília - DF, CEP 70.170-900. Também é necessário fazer o envio da documentação digitalizada para o e-mail damc.itamaraty@gmail.com

As bolsas englobam o valor da capacitação, passagem aérea, seguro e ajuda de custo para acomodação e alimentação.