Possibilidade de bolsas para cursos de curta duração na Ena (França)

Servidores públicos podem conseguir bolsas de estudos para cursos de curta duração da École Nationale d’Administration (ENA). O Setor de Cooperação e Ação Cultural (SCAC) da Embaixada da França no Brasil está realizando, ao longo do ano, um programa de bolsas para capacitações no âmbito do Ciclo Internacional Especializado de Administração Pública (CISAP), ofertado periodicamente pela escola de governo que forma servidores do alto escalão do governo francês, entre eles os Administradores Civis (equivalente à carreira de EPPGG).

No total, são 35 cursos em 2016, sendo 27 em francês e oito em inglês. Podem concorrer aos subsídios todos os servidores públicos e executivos de empresas públicas com responsabilidades importantes, com no mínimo uma graduação e três anos de experiência profissional. É necessário ter domínio da língua francesa ou inglesa, variando de acordo o idioma em que cada curso será ministrado.

Confira a lista de cursos disponíveis (em inglês)
Confira a lista de cursos disponíveis (em francês)

Para se candidatar é preciso preencher o formulário referente ao curso desejado e enviar para o e-mail carmen.balduino@diplomatie.gouv.fr. É preciso que o envio do formulário ocorra com antecedência mínima de dois meses em relação à data de início da capacitação. A seleção é feita inicialmente pela Embaixada e, depois, pela ENA, portanto a resposta final deve ser remetida aos candidatos faltando aproximadamente um mês para o início das aulas.

Ficha de inscrição (em inglês)
Ficha de inscrição (em francês)

A bolsa de estudos abrange o valor do curso, acomodação, seguro e ajuda de custo para os dias em que estiver na França. A passagem aérea será responsabilidade do aluno.