Gestores comemoram 20 anos de estrada

O início foi duro. Os primeiros gestores vieram para Brasília e iniciaram sua formação sem nem mesmo terem uma carreira definida. Na época, poucos imaginavam como estariam os EPPGGs duas décadas depois: com a carreira consolidada e prestigiada. Foram muitos os desafios e as vitórias nessas duas décadas e por isso, no último dia 6, a ANESP e a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento (Seges/MP) fizeram questão de celebrar os 20 anos de criação da carreira.

A solenidade no MP contou com a presença de diversos gestores governamentais e autoridades. Na ocasião, o presidente da ANESP, Ricardo Vidal, ressaltou que os gestores internalizaram algo essencial para a Administração Pública – a eficiência. Isso, somado à massa crítica de quase mil gestores e a experiência generalista desses profissionais, foi fundamental para que os EPPGGs atingissem o atual patamar de importância no Poder Executivo.

O secretário da Seges, Marcelo Viana, se declarou triplamente feliz com a data. Além de titular da secretaria que coordena as políticas de gestão e responsável pela carreira, ele é um de seus membros e integrante da turma inicial. “Tenho certeza de que os gestores, que há 20 anos ajudaram a reconstruir o país, estarão à altura dos desafios colocados para os próximos 20 anos”, declarou.

Para o secretário-executivo do MP, João Bernardo, é um “aprendizado constante conviver com a estirpe de funcionários que compõem a carreira de gestor.” Já o secretário-executivo adjunto do MP e também membro da primeira turma, Francisco Gaetani, lembrou a dificuldade inicial dos EPPGGs. Segundo ele, de lá para cá, a categoria colaborou em vários aspectos com a União - “O conceito de carreira de Estado deve muito a todos aqui presentes.”

Estiveram também presentes dois ilustres ex-membros da carreira e da turma inaugural: o subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, Luis Alberto dos Santos - um dos fundadores da ANESP -, e o consultor geral da União, Ronaldo Jorge. O primeiro fez questão de ressaltar que instituições como a Associação e a Seges foram essenciais para a carreira se consolidar. Já Jorge, afirmou estar feliz em saber que hoje já são quase mil EPPGGs, grande parte ocupando cargos importantes no Executivo, e afirmou ser necessário promover a interação entre os diversos órgãos e poderes.

Comemoração dupla
Além da solenidade no MP, a ANESP realizou um coquetel que teve dupla função: comemorar os 20 anos e lançar duas edições da Res Pvblica, publicação produzida pela Associação.

Quase 300 gestores e convidados estiveram presentes para prestigiar a carreira, os autores e a revista.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP