Segep recebe diagnóstico sobre processo de alocação inicial dos gestores da 15ª turma

Representante da ANESP e da comissão organizadora do estudo estiveram com dirigentes da Secretaria para apresentar os resultados da pesquisa elaborada pela 15ª Turma

A diretoria da ANESP se reuniu com a diretora do Departamento de Gestão de Pessoal Civil e Carreiras Transversais do Ministério do Planejamento, Cristina Calvet, nesta quarta-feira (11), para apresentar os resultados de um questionário elaborado pela 15ª turma de EPPGGs referente ao processo de alocação de seus integrantes.

O diretor de Assuntos Profissionais da ANESP, Afonso Pacifico, iniciou a conversa enfatizando que o objetivo do questionário foi o de realizar um diagnóstico sobre a situação dos EPPGGs da Turma e fornecer subsídios para que a Secretaria de Gestão Pública (Segep) possa aprimorar o processo de alocação inicial e de acompanhamento do trabalho dos gestores.

De acordo com o EPPGG Marcos Ricardo dos Santos, integrante da comissão que elaborou o questionário, o trabalho teve um intuito colaborativo e serviu para indicar com maior precisão, a situação dos novos gestores na administração pública. “Observou-se que tantos os casos de sucesso quanto os de maior dificuldade na inserção não estão relacionadas a casos isolados , mas são os padrões que se repetem , dependendo de como se deu o processo de alocação no órgão. E entre a parcela que não está satisfeita, a imensa maioria é composta por gestores que querem oportunidade de contribuir mais para a administração”, disse.

Na ocasião, Pacifico reiterou que a análise contou com a participação de 88% dos gestores da 15ª turma e apontou algumas conclusões: a necessidade de uma maior informação prévia sobre as atividades esperadas em cada vaga oferecida na alocação inicial, a importância de um acompanhamento mais próximo do órgão supervisor da carreira em relação ao processo de inserção, e o restabelecimento do programa de tutoria.

O presidente da ANESP, Trajano Quinhões, também presente no encontro, avaliou a reunião como positiva e importante para a aproximação entre gestores e a Segep. Sugeriu-se, ao final, a aplicação do questionário para as próximas turmas, como forma de monitoramento constante para aferir a satisfação dos EPPGGs.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP