EPPGG lança livro sobre burocracia e participação

Obra promove uma análise da tensão entre os conceitos de Burocracia e Participação e faz um estudo de caso da gestão orçamentária do governo de Porto Alegre

 A EPPGG Marianne Nassuno lançou na terça-feira (07) o livro Burocracia e Participação – A gestão no orçamento de Porto Alegre. Na obra, a gestora governamental faz uma análise do embate existente entre os conceitos de Burocracia e Participação e explora o caso do governo de Porto Alegre – cidade que por 16 anos conduziu um orçamento participativo como forma de identificar aspectos da administração pública que têm maior proximidade com a sociedade.

De acordo com o autora, após o estudo foi possível verificar que os elementos de burocracia tipo ideal weberiana não são suficientes para tornar o governo, no caso de Porto Alegre, completamente apto a atender às demandas da sociedade no processo participativo. “Para criar no setor público uma institucionalidade que dialogue com a participação, existe o que no livro é denominado um 'quadro administrativo participativo', que apresenta características tanto do conceito de participação quanto da Nova Gestão Pública”, comentou.

Este é o primeiro livro de autoria de Marianne. O lançamento ocorreu na Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi, em Brasília.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP