Curso de formação para EPPGG começa discutindo o papel do servidor público

Matéria publicada no site da Enap fala da primeira aula ministrada aos integrantes do curso de formação para EPPGG. Mesa de abertura teve a participação do presidente da Escola e da secretária de Gestão do Ministério do Planejamento

Teve início na manhã desta segunda–feira (29) a 16º edição do curso de formação para os candidatos aprovados no concurso público para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). No último dia 12 de agosto, a presidenta Dilma Rousseff autorizou o ingresso de mais 92 especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, aproveitando as vagas remanescentes do concurso público realizado em 2009, com prazo a vencer em dezembro próximo.

Participaram da mesa de abertura o presidente da ENAP, Paulo Carvalho, e a Secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seges/MP), Ana Lúcia Amorim de Brito.

Em seu discurso de apresentação, o presidente da ENAP lembrou a importância da decisão de convocar todos os aprovados do concurso de 2009, mesmo num momento de contingenciamento orçamentário. Para ele, o fato demonstra que o governo entende o tamanho dos desafios que estão postos para a administração pública federal e o papel de contribuição que os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental podem desempenhar.

Paulo Carvalho destacou que, mesmo em um ambiente de incertezas devido à crise econômica mundial, este é um momento ímpar para o nosso país, que se mantém no esforço do desenvolvimento com diminuição da desigualdade, situação que gerações anteriores não tiveram oportunidades de vivenciar. O presidente da Escola estimulou ainda os novos alunos à reflexão sobre o papel do servidor público. “O governo está fazendo investimento tanto na qualificação da carreira quanto na formação de vocês porque a administração pública tem necessidade de pessoas qualificadas e comprometidas com a causa pública. Não estamos aqui para sermos servidos. Estamos aqui para servir”, disse.

Na mesma linha, a Secretária de Gestão do MP, Ana Lúcia Amorim de Brito, ressaltou o perfil de comprometimento que se espera de um EPPGG. Segundo ela, o país está crescendo e é possível vislumbrar um futuro melhor para o brasileiro. Contudo, Ana Lúcia alerta que, ao mesmo tempo, tal situação traz desafios. Para isso, é preciso contar com uma equipe que seja profissional, competente, comprometida e tenha a real noção do significado social do seu trabalho.

A secretária também explicou que o curso de formação tem por objetivo preparar servidores para atuar nos órgãos de forma diferenciada e com visão de resultado. “Estamos conseguindo gerar riquezas, mas isso só vai melhorar o país de fato se a gente conseguir fazer com que o povo brasileiro tenha acesso a essa riqueza. E isso passa essencialmente pela melhoria da gestão pública, sua eficiência, eficácia e efetividade”, concluiu.

Segunda etapa do concurso para ingresso na carreira de EPPGG, o curso de formação busca oferecer referenciais para que os gestores compreendam o contexto em que vão atuar, no qual terão de desenvolver visão realista, crítica e construtiva sobre os principais desafios, em diversas situações na administração pública federal, no desenho e implantação de políticas que promovam desenvolvimento econômico e social.

O conteúdo está estruturado em quatro eixos programáticos: Estado, Sociedade e Democracia; Economia e Desenvolvimento; Administração Pública; e Políticas Públicas. Há também um Módulo de Práticas de Governo, em que os alunos desenvolverão trabalho de campo em diversos órgãos da administração pública e poderão ter contato com desafios concretos relacionados à implementação de programas, além de palestras sobre temas contemporâneos e da agenda governamental, totalizando 540 horas-aula. O encerramento do curso está previsto para o dia 13 de dezembro deste ano.

Fonte
Enap – 30 de agosto de 2011