ANESP participa de Assembleia do Fórum das Carreiras Típicas de Estado

No encontro, dirigentes de entidades que integram o Fonacate ressaltaram sucesso em relação ao projeto de lei que cria o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) e definiram posicionamento do grupo para negociações salariais em 2012

O presidente e o diretor de Assuntos Parlamentares e Articulação Institucional da ANESP, Trajano Quinhões e Valmir Dantas, estiveram presentes, na manhã desta quinta-feira (15), na sede da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (Aner), para uma Assembleia Geral do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). O encontro serviu para que os representantes das entidades que compõem o grupo fizessem um balanço das principais ações deste ano e definissem posições para 2012.

Um dos temas mais abordados foi a prorrogação, para o próximo mês de fevereiro, da votação do PL 1992/2007, que cria o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). Os dirigentes consideraram como positiva a decisão tomada ontem (14) pelos líderes parlamentares das bases governista e oposicionista, uma vez que dará mais tempo para que os deputados debatam a proposta.

O presidente e o 3º vice-presidente do Fonacate, Pedro Delarue (SindFisco Nacional) e Álvaro Sólon (Anfip), ressaltaram o sucesso da estratégia adotada pelo Fórum nas negociações, marcada pela interlocução e pela produção de estudos e documentos de apoio, com o objetivo de evidenciar fraquezas da proposta. A publicização do caso por meio de inserções de informes no rádio e na televisão também foram mecanismos importantes, na visão dos que participaram da Assembleia de hoje.

Negociações Salariais
Outro assunto discutido foi a postura do Fonacate em relação às negociações salariais de 2012. Por se tratar de um grupo composto por carreiras com características e necessidades específicas, os dirigentes concordaram que o Fórum deve agir com cautela.

Ao invés de intervir diretamente em cada caso, foi acordado que o Fórum atuará na defesa de uma política de reajuste fixo e igualitário, vinculada a um índice pré-determinado, como ocorre com o salário mínimo – o que serviria, na visão dos dirigentes, para fortalecer o serviço público e o Estado. Negociações por demandas específicas, como outros aumentos e reestruturações de carreira, ficarão à cargo de cada entidade.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP