EPPGG conquista 2º lugar no Prêmio da Conferência Interamericana de Seguridade Social

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Rogério Naganime Costanzi, da 5ª Turma, conquistou o segundo lugar no Prêmio da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS). Ele concorreu na categoria Investigação da Proteção Social com o trabalho "Conciliando a Sustentabilidade Fiscal e o Aumento da Renda dos Idosos: O caso da Hipoteca Reversa".

Satisfeito pelo reconhecimento de uma das mais importantes organizações internacionais de Seguridade Social do mundo, Rogério comenta que a preocupação principal do trabalho era buscar alternativas de garantir melhor nível de renda para idosos e/ou aposentados, de uma forma que a sustentabilidade da Previdência Social não seja comprometida.

"Hoje, de cada 10 pessoas no Brasil, grosso modo, apenas uma tem 60 anos ou mais de idade. Em 2060, será uma em cada três. A hipoteca reversa permite ao idoso aposentado receber, por exemplo, pagamentos mensais regulares sem perder a titularidade do imóvel antes da sua morte. Alguns países, como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Austrália usam a hipoteca reversa”, observa o EPPGG.

O primeiro colocado na premiação da Conferência Interamericana foi a guatemalteca Madeline Sánchez de Gramajo, e co-autores, com o trabalho "Estudo Epidemiológico de Transtornos Mentais na Guatemala: Região Metropolitana, 2011". E o terceiro colocado foi o colombiano Alejandro del Valle, com o estudo "Do Cuidado ao Trabalho: os efeitos da não-contribuição ao seguro saúde no mercado de trabalho”.