Previdência complementar dos servidores federais começa a valer nesta segunda-feira

Último ato necessário para validação do Funpresp-Exe foi publicado no Diário Oficial da União. Quem entrar para o Executivo terá aposentadoria sujeita ao teto do INSS - R$ 4.159

Começa a valer nesta segunda-feira (04) as regras da previdência complementar do serviço público federal. O último ato necessário para validação da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe) foi publicado no Diário Oficial de hoje.

Com isso, as aposentadorias das pessoas que virarem servidores do Executivo federal estarão sujeitas ao teto do INSS – R$ 4.159,00. Durante sua vida no funcionalismo, o servidor recolherá 11% da remuneração para o regime previdenciário. Se quiser garantir uma aposentadoria maior, deverá escolher um valor extra de contribuição mensal. O governo também depositará o mesmo percentual para a formação da previdência, mas até o limite de 8,5%.

Quem já é funcionário público não é obrigado a aderir as novas regras, mas pode fazê-lo em até 24 meses.

Veja aqui a íntegra da Portaria nº 44, da Superintendência Nacional de Previdência Complementar. Já o site do Funpresp-Exe pode ser acessado neste link.

Fonte
Assessoria de comunicação ANESP

Leia mais
Ministra prevê para fevereiro entrada em vigor de nova previdência para servidor