ANESP comemora 25 anos da aula inaugural da carreira de EPPGGs na próxima segunda-feira

Evento na Enap contará com palestra, homenagens e coquetel. Convidados receberão materiais ligados à história da carreira

Os 25 anos da aula inaugural da carreira de EPPGG serão comemorados na próxima segunda-feira (12), em uma grande celebração no auditório da Escola Nacional de Administração Pública - Enap, a partir das 18h30.

Na ocasião o professor da Universidade de Brasília Gileno Marcelino ministrará a palestra “A reforma administrativa no contexto da reforma política”. A ANESP também fará homenagens a personalidades ligadas ao contexto histórico do primeiro curso para a carreira e oferecerá um coquetel aos presentes.

Os participantes receberão um material especial com textos sobre a carreira e sobre temas ligados à sua inserção na administração pública. Será um CD, com artigos que abordam, por exemplo, a profissionalização dos quadros superiores da administração pública e 
aprendizagem para as carreiras de Estado, e um livreto, com transcrições de discursos feitos por autoridades na ocasião da aula inaugural.

Os interessados em comparecer devem confirmar presença até o dia 09 de agosto pelo e-mail assistente@anesp.org.br.

A carreira
A carreira de EPPGG foi criada em um contexto de redemocratização por que passava a sociedade brasileira, que exigia da Administração Pública a profissionalização da gestão do Estado.

Com a fundação da Escola Nacional de Administração Pública - Enap, pode ser concretizada a formação da primeira turma de gestores governamentais: servidores permanentes, com inserção estratégica e articulada no Poder Executivo federal, a fim de assegurar a continuidade administrativa entre sucessivos governo e aperfeiçoar práticas gerenciais, dando suporte, assim, ao comando político dos órgãos.

A aula inaugural, ministrada em 11 de agosto de 1988, foi preparada pelo (à época) presidente da República, José Sarney, e apresentada pelo ministro Aluízio Alves (Secretaria de Administração Pública).

Foi grande o interesse de candidatos ao cargo desde o primeiro certame, com mais de 68 mil candidatos concorrendo às 120 primeiras vagas para a carreira. Na época, a Revista do Serviço Público publicou uma reportagem completa sobre a aula. Clique aqui e acesse a íntegra da matéria.

Fonte
Assessoria de comunicação ANESP