"Concurso para EPPGG: essa é a minha história", com Virgínia Bracarense

A ANESP lança uma nova série, intitulada "Concurso para EPPGG: essa é a minha história". Nela, integrantes da carreira vão compartilhar suas trajetórias, motivações e como se prepararam para prestar o concurso.

Quem inaugura a série é a EPPGG da 16ª turma, Virgínia Bracarense. Ela começou sua jornada como EPPGG ainda no governo estadual de Minas Gerais, antes de fazer a prova para ir para o governo federal, em 2008; desde o início, fazer a diferença e qualificar as políticas públicas sempre foram sua bússola.
"Ser servidora pública me mostrou o quanto que nós podemos ter o poder de transformação. O poder de identificar problemas, desenhar soluções, implementar, monitorar, avaliar. Como nós temos uma capacidade de aplicar todo esse conhecimento que a gente acumula no desenvolvimento de serviços e de políticas públicas que garantam direitos e melhore a qualidade de vida dos cidadãos", afirma.

Em termos de preparação, Bracarense conta que foi importante - junto a muito estudo e organização - manter um grupo de amigos com interesse semelhante, que serviu como ambiente de troca de dicas e de motivação. Ela também buscou conversar com quem já havia ingressado na carreira, de forma a ter maior clareza sobras as formas de atuação e exigências de um EPPGG. Além disso, ela conta que foi fundamental manter uma rotina de exercícios, de boa alimentação e de vida social.

Assista ao vídeo: