ANESP celebra 33 anos na defesa da democracia e das políticas públicas

Neste 10 de maio, a ANESP completa 33 anos de existência e celebra a atuação dos servidores públicos e das servidoras públicas da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental nas mais diversas e complexas áreas do Estado brasileiro.

Criada em 1989, a história da ANESP se confunde com a da própria carreira de EPPGG. O momento histórico era o da convocação da Assembleia Geral Constituinte em 1988, que vinha para reescrever o marco legal do País, a partir de bases mais participativas, ampliando direitos para as novas e futuras gerações e perspectivas de construção de uma sociedade com mais democracia.

Nesse contexto, nasce a carreira de EPPGG, desenhada para prover profissionais qualificados, com formações múltiplas, em cargos e funções técnicas da mais alta responsabilidade em ministérios, órgãos e agências estatais. A Associação que representa a carreira se torna ator fundamental na sua defesa e fortalecimento, desde a posse da primeira turma até a da décima sexta, atuando desde sua formação na defesa da democracia, das políticas públicas e de um Estado provisor de direitos.

Nesses 33 anos, muito foi semeado pela carreira de EPPGG. A contribuição dos gestores federais na formulação, gestão e avaliação de políticas públicas acompanha os desafios e as transformações da Administração Federal. E a ANESP vem sendo o espaço de registro e disseminação desse legado, bem como uma articuladora de iniciativas, que contam com a capacidade dos EPPGGs, para a defesa do Estado e para o avanço das próprias políticas públicas.

Assista ao vídeo que marca os 33 anos da ANESP.