'O racismo é um vício', é a reflexão do artigo publicado no Nexo
A coluna Ponto de Vista, do Nexo Políticas Públicas, apresenta o artigo do EPPGG Marcelo Oliveira Gonçalves intitulado “Como tratar um país viciado em racismo”, nesta quarta (3).
O autor destaca que o racismo é um vício. Quem dele se beneficia corre o risco de se tornar dependente. Uma prova disso está na ascensão e perenidade das formas de organização social que se estruturaram em torno de diversas formas de exploração racial, desde a escravidão ao apartheid. Independentemente de seu formato, os regimes baseados em discriminação racial levaram muito tempo para serem – pelo menos formalmente – superados, e deixaram sequelas estruturais na sociedade. Entre outros fatos, isso pode ser percebido na forma de instituições e políticas que, na prática, não abdicaram de seus mecanismos de segregação e de exclusão social — simplesmente sofisticaram e atualizaram esses mecanismos para novos tempos, para seguir beneficiando grupos sociais normalmente entendidos como brancos.
Assim, a perpetuação da desigualdade racial está vinculada ao ciclo de reprodução de privilégios raciais, dos quais muitas pessoas se beneficiam sem perceber. E as políticas públicas podem romper ciclo secular de discriminação e exclusão.